Prefeitura Municipal de Erechim - Conheça os projetos de apoio a projetos étnicos do FAACE 2021
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16386/conhea-os-projetos-de-apoio-a-projetos-tnicos-do-faace-2021

31/03/2022

Conheça os projetos de apoio a projetos étnicos do FAACE 2021

Conheça os projetos de apoio a projetos étnicos do FAACE 2021

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, juntamente com o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), divulga a última reportagem com detalhes dos projetos que estão sendo desenvolvidos e que foram contemplados no Edital Erechim Cultura, realizado a partir dos recursos advindos do Fundo de Apoio às Artes e a Cultura de Erechim (FAACE) - edição de 2021.

 

Foram 26 projetos culturais e artísticos contemplados em quatro finalidades: apoio à criação e produção – clique aqui e confira; apoio à difusão e circulação – clique aqui e confira; apoio à programação continuada em bairros periféricos – clique aqui e confira e apoio a projetos étnicos.

 

Confira o resumo dos projetos e equipes de Apoio a projetos étnicos:

 

POLÔNIA – EMBARQUE NESTA VIAGEM!

Proponente: Grupo Folclórico Polonês de Erechim - JUPEM

 

Resumo: O projeto visa fomentar, promover e difundir as diferentes manifestações culturais existentes na Polônia, ressaltando sua história de luta pela liberdade, através da elaboração de um espetáculo de dança inédito abordando a cultura de diferentes regiões do país, bem como a cultura de outros povos e etnias que construíram a identidade cultural da Polônia. Para isso, o JUPEM abre campanha de chamamento para novos alunos que, após processo criativo e ensaios, apresentam-se para filmagem, sendo o espetáculo exibido ao púbico de forma gratuita através das redes sociais do proponente.

 

Equipe principal: Jeison Luiz Lipnharski da Silva (produtor, instrutor de dança e coreógrafo), Leonardo Rucyski Garcia (instrutor de dança, coreógrafo e figurinista), Meliza Rizzi (instrutora de dança e coreógrafa), Mônica Luísa Kieling (montagem, concepção e organização do espetáculo), Carla Kautz (coreógrafa)

 

RAÍZES NEGRAS DE ERECHIM

Proponente: André Fabrício Ribeiro

 

Resumo: “Raízes Negras de Erechim” será um documentário sobre os afro-brasileiros em Erechim, a partir da bibliografia local e de testeminhos de histórias de vida de pioneiros do povo afro. O documentário tratará da trajetória do povo afro a partir da criação da Colônia Erechim (1908), passando pela história – da criação à extinção – do Clube Treze de Maio (1949 - 1992), entidade sociocultural criada e dirigida por membros da comunidade afro, até os grupos étnicos da cultura afro-brasileira que atuam na contemporaneidade. O lançamento será realizado no Centro Cultural 25 de Julho, com sessões abertas à comunidade.

 

Equipe principal: André Fabrício Ribeiro (criação), Elizário Toledo (pesquisa), Mauricio Antunes de Oliveira (direção artística), Robson Borges dos Santos (revisão), Leomar Pereira (cinegrafia e edição)

 

ETNIAS EM QUADRINHOS – AS CORES DO BOTA AMARELA

Proponente: Maurício Antunes de Oliveira - Rast’Arts

 

Resumo: Partindo do pressuposto que a população de Erechim foi formada pela presença de 24 etnias diferentes, este projeto consiste na criação e produção inédita de uma revista em quadrinhos (gibi), sobre os imigrantes que fizeram parte da colonização de Erechim, dando espaço para apresentação dos grupos étnicos, respeitando suas tradições e construções socioculturais. Serão produzidos e distribuídos 1000 exemplares, com previsão de lançamento em 12 de Agosto, Dia Nacional das Artes.

 

Equipe principal: Maurício Antunes de Oliveira (desenhista principal), Marcelo Pessoa da Silva (desenhista e editor geral e de cenários), André Ribeiro (historiador e revisor literário), Adilson Pasquato (designer e desenhista secundário)

 

ETNIA ITALIANA PRESERVANDO A CULTURA NA COMUNIDADE

Proponente: Oldoni & Oldoni LTDA ME

 

Resumo: Projeto destinado a crianças e jovens estudantes da Escola Municipal de Jaguaretê, comunidade com grande presença de descendentes de imigrantes italianos. Almejando resgatar suas raízes através de oficinas de história, dança, teatro e música. Serão realizadas 4 oficinas por mês durante 3 meses, além de uma noite de Filó pra encerramento e apresentação (online ou presencial, a depender da gravidade da pandemia). O projeto prevê a participação de 100 alunos.

 

Equipe principal: Charles Mauro Oldoni (professor de história, canto e dança), Margarete Ogliari Oldoni (pedagoga), Brenda Tavares (instrutora de dança), Dayton Trisotto (instrutor de dança e teatro), João Barbosa (instrutor de dança e teatro), Eloise Grizeli (coreógrafa)

 

FORTALECENDO RAÍZES

Proponente: Rádio Cultura e Jornal Boa Vista

 

Resumo: O projeto visa resgatar e fortalecer as principais culturas étnicas dos povos que constituem a população erechinense, etnias citadas no site da Prefeitura de Erechim, convidando os grupos étnicos a produzir conteúdo para programetes, vinhetas e reportagens. O proponente disponibilizará os espaços da Rádio Cultura no jornal Boa Vista para veiculação do projeto. Será dedicada uma semana para cada etnia, divulgando programetes e vinhetas, além de uma reportagem e entrevista com os grupos, que vai ao ar nos Sábados, das 12h às 13h.

 

Equipe principal: Marcio José Dal Pizzol (coordenador), Sirlei Fátima Ioppi (pesquisa), Carla Emanuele Colla Sirena (elaboração de material jornalístico), Fábio Lazzarotto (produção e edição de vinhetas), Rafael Ferreira da Silva (produção e edição de programas de rádio), Valdomiro de Moura (apresentador).