Prefeitura Municipal de Erechim - Conheça os projetos de apoio à programação continuada em bairros periféricos do FAACE 2021
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16376/conhea-os-projetos-de-apoio--programao-continuada-em-bairros-perifricos-do-faace-2021

30/03/2022

Conheça os projetos de apoio à programação continuada em bairros periféricos do FAACE 2021

Conheça os projetos de apoio à programação continuada em bairros periféricos do FAACE 2021

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, juntamente com o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), segue divulgando reportagens com detalhes dos projetos que estão sendo desenvolvidos e que foram contemplados no Edital Erechim Cultura, realizado a partir dos recursos advindos do Fundo de Apoio às Artes e a Cultura de Erechim (FAACE) - edição de 2021.

 

Foram 26 projetos culturais e artísticos contemplados em quatro finalidades: apoio à criação e produção – clique aqui e confira; apoio à difusão e circulação – clique aqui e confira; apoio à programação continuada em bairros periféricos e apoio a projetos étnicos.

 

Confira o resumo dos projetos e equipes de Apoio à programação continuada em bairros periféricos:

 

MUSICANDO VIDAS

Proponente: Ariéli Loss

 

Resumo: O projeto busca proporcionar para crianças, jovens e adultos uma ampla experiência cultural, social, musical e artística, da iniciação ao palco, promovendo oficinas de conteúdos musicais em bairros periféricos de Erechim. Após os 4 meses de realização das atividades, serão preparadas duas apresentações com a performance final das turmas formadas. A partir destas aulas, a equipe selecionará dois participantes, observando participação, assiduidade, comportamento e desenvolvimento, contemplando-os com bolsa de estudos de 6 meses na Escola de Música Violanto.

 

Equipe principal: Ariéli Loss (coordenadora geral e professora de musicalização e canto), Luiz Henrique Bernardon (professor de ritmo e percussão corporal), Murilo Gustavo Andreolla (professor de teoria musical básica), Fernando Panciera Martini (gestor de comunicação), Tainete Farina (assessoria administrativo-financeira)

 

Acompanhe no Instagram.

 

CANTANDO AFETO

Proponente: Melani Grenzel

 

Resumo: Oficinas de musicalização como ferramenta para a criação com apego, direcionadas para mulheres grávidas e puérperas de comunidades em vulnerabilidade social. A proposta é a realização de encontros para trabalhar a disciplina positiva, a importância da criação com apego e como a musicalização pode ser ferramente para esta maneira de criar e educar os filhos. Para essa aprendizagem, será disponibilizado um livro/livreto com todo o conteúdo, além de 10 músicas gravadas especialmente para este projeto.

 

Equipe principal: Melani Grenzel (proponente e instrutora das oficinas), Fabiana Lucion (assistente das oficinas e produção de conteúdo), Guilherme Camerini (produtor musical), Débora Grenzel (assistente editorial), Priscila Sabka Thomassen (assessoria de marketing e gestão de mídias sociais), Tainete Farina (assessoria administrativo-financeira)

 

Acompanhe no Instagram.

 

A DANÇA COMO ARTE EXPRESSIVA NA CONSTRUÇÃO SOCIAL E NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE CRIANÇAS E JOVENS EM COMUNIDADES DE ERECHIM

Proponente: Life Arts LTDA

 

Resumo: O projeto visa dar continuidade a um projeto já existente, oportunizando a prática e formação da dança pelas crianças e jovens de comunidade periférica de Erechim, através de oficinas nas modalidades ballet, jazz e danças urbanas no Distrito Campo-Erê. Com essas oficinas, dá-se acesso a arte e cultura à população do interior do Município, que muitas vezes encontra-se em desvantagem no usufruto destas oportunidades.

 

Equipe principal: Jordana Sperry (proponente), Vanessa Lague Machado Carrion (coordenadora pedagógica), Eloíse Regina Magro Griseli (professora de ballet e jazz), Arthur José dos Santos (professor de danças urbanas).

 

Acompanhe no Instagram.

 

PROJETO CAPOEIRAR

Proponente: Darlan Alisson Xavier

 

Resumo: O projeto oferece à comunidade do Bairro Progresso oficinas de Capoeira Angola, de forma gratuita buscando atender crianças e adolescentes, respeitando a infraestrutura do espaço e as condições de saúde dos participantes. Os alunos contarão com dois contramestres de capoeira e participarão de palestras sobre a história da capoeira, história de Erechim, conversas sobre racismo e demais discriminações, além de oficinas de movimentos  e instrumentais.

 

Equipe principal: Darlan Alisson Xavier (proponente), Adimilson Pasquato (contra-mestre de capoeira), Maurício Antunes de Oliveira (contra-mestre de capoeira), André Ribeiro (historiador e palestrante).

 

EU, HEROÍNA DE MIM

Proponente: Camila Dall Bello

 

Resumo: O projeto visa ofertar espaço de vivências, debates e reflexões sobre o papel da mulher na atualidade, a fim de produzir empoderamento feminino, sororidade e representatividade para crianças e adolescentes de comunidade periférica de Erechim. Utiliza-se da literatura, em especial no uso de “Contos de Fadas” a fim de provocar reflexões, além de atividades de teatro, artes cênicas, técnicas pedagógicas e psicoterapêuticas, promovendo autoconhecimento, criatividade, espontaneidade e comunicação.

 

Equipe principal: Camila Dall’Bello (executora, coordenadora e oficineira), Rocheli Koralewski (oficineira, auxiliar de atividades administrativas, de execução e coordenação), Michele Zanin Zonin (oficineira, professora de teatro).

 

Acompanhe no Instagram.

 

MENINAS E MENINOS DE OURO: OFICINA DE PATINAÇÃO, JAZZ E BALLET INFANTIL

Proponente: Liliane Carla Caldeira

 

Resumo: O projeto visa a prática de atividade física através de aulas de patinação, jazz e ballet destinadas às crianças do Bairro Progresso e entorno, desenvolvendo o convívio social e beneficiando crianças e adolescentes, física e psicologicamente, além de ser um momento de encontro, descontração e inclusão. O projeto também conta com apresentação voltada à comunidade.

 

Equipe principal: Liliane Carla Caldeira (coordenadora), Camila Stefanski Spomberg (instrutora de dança).