Prefeitura Municipal de Erechim - Conheça os projetos de apoio à criação e produção do FAACE 2021
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/16363/conhea-os-projetos-de-apoio--criao-e-produo-do-faace-2021

28/03/2022

Conheça os projetos de apoio à criação e produção do FAACE 2021

Conheça os projetos de apoio à criação e produção do FAACE 2021

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, juntamente com o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), vai divulgar nos próximos dias uma série de quatro reportagens com detalhes dos projetos que estão sendo desenvolvidos e que foram contemplados no Edital Erechim Cultura, realizado a partir dos recursos advindos do Fundo de Apoio às Artes e a Cultura de Erechim (FAACE) - edição de 2021.

 

Foram 26 projetos culturais e artísticos contemplados em quatro finalidades: apoio à criação e produção; apoio à difusão e circulação; apoio à programação continuada em bairros periféricos e apoio a projetos étnicos.

 

“É importante perceber a diversidade e amplitude dos projetos, que juntos contemplam todos os segmentos da cultura e das artes”, pontua a secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti.

 

Confira o resumo dos projetos e equipes de Apoio à criação e produção:

 

SOMOS FÊNIX

Proponente: Priscila Sabka Thomassen

 

Resumo: “Somos Fênix” busca mostrar a importância do movimento em direção a vida, fazendo uma referência a Fênix e seu poder de renascer. O projeto visa a criação de um documentário artístico que registrará a produção de um Flash Mob em tempos de isolamento social, desde a concepção, audição dos dançarinos, ensaios, até a apresentação na Praça da Bandeira. Após a conclusão do documentário, o mesmo será lançado no Centro Cultural 25 de Julho e posteriormente disponibilizado nas redes sociais do projeto de forma gratuita.

 

Equipe principal: Priscila Sabka Thomassen (coordenação, roteiro, direção e edição artística), Arthur José dos Santos (coreografo, curador e responsável pela equipe dos bailarinos), Alexander Zanchet (direção de fotografia, captação de imagens, gravação e assessoria de edição), Joel Paulo Tomazelli (composição da música, trilha sonora e apresentação ao vivo), Tainete Farina (assessoria administrativa e financeira).

 

Acompanhe em www.somosfenix.com ou no Instagram.

 

DDD(54) E O LEGADO MUSICAL DO SÉRGIO INTKAR

Proponente: Daniel Almeida Szuchman

 

Resumo: Produção de uma websérie documental em 4 episódios sobre a relação entre o músico e compositor Sérgio Intkar, falecido em 2019, com os músicos da banda erechinense DDD(54) – Daniel Szuchman, Diogo Nestor e Dionathan Carlot. A websérie busca mostrar o legado musical do artista erechinense Serginho Intkar, conhecido como músico da banda de jovem guarda Crazy Boys, com produções que vão muito além do Rock and Roll. A produção conta com depoimentos, resgata registros fotográficos, vídeos e regrava músicas do artista.

 

Equipe principal: Daniel Szuchman (Músico), Diogo Nestor (Músico e arranjador) e Dionathan Carlot (Músico), André Luis Melo Godinho (roteirista, diretor, produtor audiovisual) e Luiz Henrique Fuzinatto Bernardon (produtor musical, técnico de áudio, técnico de gravação em estúdio)

 

Acompanhe em ddd54eintkar.com.br, no Instagram e no Facebook.

 

CULTURA DE RAÍZ: SABERES, FAZERES E MEMÓRIAS DA NOSSA GENTE

Proponente: Instituto Cultural Bota Amarela de Erechim

 

Resumo: Produção de uma websérie em 10 episódios com o objetivo de registrar, relembrar e preservar experiências de vida traduzidas em saberes e fazeres tradicionais que estão se perdendo com o tempo. A cada novo episódio, uma pessoa de vivência longínqua trará uma história em forma de narrativa, registrando memórias e saberes, para uma valorização do patrimônio imaterial local e da história oral. O projeto finaliza com um evento no Centro Cultural 25 de Julho, com a presença dos participantes, familiares e comunidade para reprodução da Websérie.

 

Equipe principal: Tatiana Andreia Santin (produtora executiva e artística), Paulo José Mello (assistente de produção), Fernando Panciera Martini (roteirista e assessor de marketing), Tainete Farina (assessoria administrativo-financeira)

 

Acompanhe no Instagram e no Youtube.

 

VOZES DO PASSADO RECONTAM A HISTÓRIA DE ERECHIM

Proponente: Enori José Chiaparini

 

Resumo: É um projeto que visa a compilação e organização de coletânea audiovisual com aproximadamente 50 entrevistas realizadas nos últimos 18 anos pelo organizador (Enori Chiaparini – primeiro coordenador do Arquivo Histórico Municipal) em programas de rádio, que recontam a história local pelas vozes que participaram do processo evolutivo da cidade. Essas entrevistas serão compiladas, editadas e disponibilizadas via redes sociais, com lançamento no Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font e doação ao mesmo para complementar seu Laboratório de História Oral. 

 

Equipe principal: Enori José Chiaparini (organizador), Daiana Varotto (pesquisadora), Cleiton Mateus Chiaparini (pesquisador), Emanuel Trindade (produtor audiovisual).

 

AS CORES QUE VOCÊ PINTA

Proponente: Associação Aquarela Pró-Autista

 

Resumo: Oficinas de música e dança objetivando explorar as diferentes potencialidades artísticas de cada autista e sua família, respeitando suas limitações. Visa uma melhora na comunicação e na integração do autista com a comunidade. As oficinas culminarão na gravação de um vídeo e DVD com a música “Aquarela” do compositor Toquinho, que será interpretada pelos participantes das oficinas.

 

Equipe principal: Ângela Regina Bredow Honze (instrutora de música), Grasiela Grazziotin (instrutora de dança), Cristiane Maria Baptista (coordenadora)

 

CAMINHADA DE UM FUTURO ESQUECIDO

Proponente: João Antônio Ziviezzikoski

 

Resumo: Realização de caminhadas por pontos da cidade de Erechim que possuem (ou possuíam) edifícios históricos, com a intenção de gerar consciência, preocupação e valorização do patrimônio histórico da cidade. Os participantes da caminhada receberão material gráfico informativo com informações sobre os edifícios, além de estudos e ilustrações de como esses edifícios poderiam ser hoje, com novos usos e preservados corretamente. As caminhadas serão guiadas por arquitetos e urbanistas e duas delas contarão com o apoio de intérprete de libras. O percurso também será descrito por audiodescrição e disponibilizado em plataformas digitais.

 

Equipe principal: João Antônio Ziviezzikoski (coordenação, pesquisa, produção), Júlia Pressoto Pegorin Amarante Fernandes (design gráfico e auxiliar), Júlia Alberti Prando (fotografia e edição)

 

Acompanhe no Instagram.

 

VÍDEO DOCUMENTÁRIO OCE 70 ANOS DE MÚSICA E ARTE

Proponente: Orquestra de Concertos de Erechim

 

Resumo: Videodocumentário produzido a partir de pesquisa, registros fotográficos, entrevistas e depoimentos, com registro histórico do bem cultural Orquestra de Concertos de Erechim, que formou e continua a formar gerações de músicos em seus 70 anos de história. O vídeo será disponibilizado em plataformas digitais para ampla reprodução.

 

Equipe principal: Queli Giaretta (gestão), Andre da Silva Medeiros (filmagem, edição de vídeo e locução), Persone (pesquisa histórica, roteiro, entrevista e textos)

 

INTERPRETANDO A CANÇÃO: COLETÂNEAS MUSICAIS

Proponente: Michel Zanin Zonin

 

Resumo: Coletânea de vídeos de apresentações musicais, destinado a estudantes de teatro musical, canto ou teatro que tenham noções mínimas de técnica vocal. O curso terá duração de 4 meses e será de maneira virtual, dando preferência apessoas pertencentes a grupos em vulnerabilidade social. Cada estudante receberá uma canção para trabalhar técnica vocal e interpretação, com produção de um vídeo final. Os vídeos serão editados e compilados em uma mostra online aberta ao público.

 

Equipe principal: Cleto Araújo Lopes Neto (professor de interpretação), Camila Rissa Medeiros Assunção Castelli (professora de canto/técnica vocal), Marcia Eduarda Rezende Duarte (monitora de interpretação), Gabriel Vivan Soares (monitor de canto/técnica vocal), Rafael Hoss Teixeira (assistente de direção/monitor de autoprodução), Alexander Zanchet (editor de vídeo).

 

Acompanhe no Instagram.

 

O SOBREVIVENTE - PODCAST

Proponente: Cassiano Girotto Zanella

 

Resumo: Projeto no formato Podcast onde acontecerão entrevistas, discussões, análise de obras e curta-metragem em formato de radionovela/audiosérie, relacionados a temática da produção do cinema de terror brasileiro. O Podcast terá 7 episódios originais divulgados nas redes sociais.

 

Equipe principal: Cassiano Girotto Zanella (roteirista, editor e consultor), Jean Felipe Martignoni (pesquisador e roteirista)

 

Acompanhe no Instagram.