Você está em: Home / Notícias / Conheça os projetos de apoio à difusão e circulação do FAACE 2021

NOTICIAS

A+ A- texto
normal

CULTURA
29 de Março de 2022

Conheça os projetos de apoio à difusão e circulação do FAACE 2021

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, juntamente com o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), segue divulgando reportagens com detalhes dos projetos que estão sendo desenvolvidos e que foram contemplados no Edital Erechim Cultura, realizado a partir dos recursos advindos do Fundo de Apoio às Artes e a Cultura de Erechim (FAACE) - edição de 2021.

 

Foram 26 projetos culturais e artísticos contemplados em quatro finalidades: apoio à criação e produção – clique aqui e confira; apoio à difusão e circulação; apoio à programação continuada em bairros periféricos e apoio a projetos étnicos.

 

Confira o resumo dos projetos e equipes de Apoio à difusão e circulação:

 

SINAIS DO CORPO: DANÇA PARA SURDOS

Proponente: Jonathan Willian Roscioli

 

Resumo: O projeto oportunizará à Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos (APADA) e grupos voltados a comunidade surda o contato com a dança a partir do sentir e da vibração. Serão realizadas oficinas de danças urbanas/hip hop com a comunidade surda, oficinas de cuidados com a saúde, conversação, palestras e bate-papo sobre o tema da Dança, inclusão e acessibilidade. Atividades serão realizadas no Centro Cultural 25 de Julho. A partir dessa experiência será elaborado um documentário que retrata o processo, disponibilizado à gestão pública e ao público nas redes sociais.

 

Equipe principal: Jonathan Willian Roscioli (legendador, bailarino, professor), Arthur José dos Santos (professor danças urbanas/Hip Hop), Fernanda Paier (oficineira saúde com o corpo), Bianka Monalisa Vendrame Reis (médica e oficineira), Raiele dos Anjos Longo (psicóloga e palestrante), Alysson Santos (video maker), Rocheane dos Anjos (intérprete de libras), Vinicius Tomazzi (marketing), Jean Carlos Fernandes (legendador), Jordana Sperry (coordenação executiva), Vanessa Lague Machado Carrion (coordenação pedagógica).

 

DANÇA+ERECHIM 3ª EDIÇÃO

Proponente: Allan Knetch ME

 

Resumo: O projeto encontra-se em sua terceira edição, onde oferece workshops de dança ministrados por artistas renomados nacionalmente, com o intuito de desenvolver e profissionalizar cada vez mais a classe das artes cênicas e dança de Erechim e região. Suas edições anteriores também contaram com o financiamento do Edital Erechim Cultura – FAACE e foram realizadas com sucesso. O Dança+ Erechim 3ª Edição ocorreu nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2022 de forma gratuita.

 

Equipe principal: Allan Knecht (direção geral), Yasmim Simoni Priess (direção de comunicação)

 

Acompanhe no Instagram.

 

MÚSICA EM MOVIMENTO

Proponente: Josiane Fátima Ozimboski

 

Resumo: O projeto visa oportunizar o acesso ao ensino de música e dança gratuitamente, juntamente à Banda Marcial Professor Mantovani, com ensaios e oficinas semanais de música. O projeto compreende aulas de teoria musical, aulas e oficinas instrumentais em naipes de sopro e percussão e ensino de dança através de aulas de ritmos e montagem de coreografias. O projeto conta com duas apresentações à comunidade: uma natalina, já realizada, em formato de caravana e uma com um cortejo ao aniversário do município.

 

Equipe principal: Josiane Fátima Ozimboski (produção, fotografia, filmagem, edição e coordenação), Adelar Clayton Millitz (regente e instrutor de música), Laisa Caroline Martins Napp (coreografa e instrutora de dança e ritmos).

 

Acompanhe no Facebook.

 

MEMÓRIAS DE NINA, UM MONÓLOGO QUE GRITA: CIRCULAR PARA MOBILIZAR VOZES E SUBJETIVIDADES

Proponente: Dueto Produções Culturais e Artísticas LTDA

 

Resumo: Circulação de espetáculo pelas Escolas de Ensino Fundamental da rede pública municipal de cinco bairros: Atlântico, Presidente Vargas, Paiol Grande, Progresso e Cristo Rei, que visa o conhecimento e esclarecimento sobre temáticas contemporâneas, tais como o abuso e a violência sexual infantil e juvenil. Justifica-se o projeto na importância de os pré-adolescentes, adolescentes, jovens e adultos entrarem em contato com a linguagem cênico-teatral e artística para tratar de um assunto que na maioria das vezes só vem sendo apresentado por meio de linguagem informativa, jornalística e acadêmica. O projeto busca abrir espaço para discutir um assunto escondido e negligenciado, no espaço escolar durante o dia e com a comunidade durante a noite. As questões relacionadas à temática do espetáculo têm orientação de equipe técnica composta por psicóloga, assistente social e pedagoga. Espetáculo já apresentado em mais de 300 cidades, desde 2006.

 

Equipe principal: Fabiano Tadeu Grazioli (produtor, dramaturgo e diretor), Jolcinei Luís Bragagnolo (operador de iluminação e sonoplastia, cenógrafo e figurinista), Gabriele Dors Schillo (atriz), Felipe Gonçalves Mendes (estrutura das apresentações)

 

MOSTRA TALENTOS ERECHIM

Proponente: Jeison Luiz Lipnharski da Silva

 

Resumo: Através de uma mostra competitiva, os artistas e grupos poderão apresentar seus trabalhos e concorrer a diferentes premiações, simbólicas e em dinheiro, difundindo a cultura e a arte na cidade de Erechim. Por meio de inscrições gratuitas os artistas enviam seus trabalhos por vídeo e serão avaliados pela Comissão Organizadora e Curadoria, selecionando propostas conforme critérios estabelecidos no regulamento do evento. O projeto pretende selecionar atrações para compor um programa de apresentação no palco do Centro Cultural 25 de Julho em um grande espetáculo que será gravado, editado e exibido em formato de live nas redes sociais. A Mostra premiará em dinheiro os 10 primeiros selecionados e concederá 5 premiações simbólicas.

 

Equipe principal: Jeison Luiz Lipnharski da Silva (produtor, organizador, curador), Ana Marta Popoaski (curadora música), Leonardo Rucyski Garcia (curador artes cênicas), Lidiana Malinski Argenta (curadora dança)

 

Acompanhe no Instagram e no Facebook.

 

EMOÇÕES QUE TRANSFORMAM

Proponente: Brunilda Eliete Goldberg

 

Resumo: O projeto oferece oito oficinas para a equipe multiprofissional da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim no intuito de facilitar a expressão das emoções e sentimentos através das artes. A pandemia do Covid-19 transformou nosso modo de ser e viver, diante deste cenário os profissionais da saúde tiveram seu trabalho ampliado e modificado, necessitando lidar com emoções diversas, sendo as oficinas um espaço de escuta e expressão das emoções através da música, artes visuais, contação de histórias e teatro espontâneo.

 

Equipe principal: Brunilda Eliete Goldberg (oficinas de teatro espontâneo), Maria Emília Bottini (gestão), Maria Paula Giacomini (oficinas de artes visuais e organização de exposição fotográfica), Ariéli Loss (oficinas de música), Cássio Borges (oficinas de contação de histórias), Ana Paula Camargo de Cordova (confecção de artesanato), Carolina Gonçalves Chiapetti Wilk (fotografias e organização da exposição).