Prefeitura Municipal de Erechim - Imigrantes Etnia Polonesa Conteúdo

Imigrantes Etnia Polonesa

A ocupação da Polônia pelos países vizinhos, a Rússia, a Prússia e a Áustria, desde o final do século XVIII até 1918, a miséria e a superpopulação das aldeias, provocaram um verdadeiro êxodo, em que durante os 50 anos antes da Primeira Guerra Mundial, cerca de 3,6 milhões de pessoas deixaram a Polôniam das quais aproximadamente 100 mil chegaram ao Brasil.

A imigração de poloneses tem dois grandes momentos. O primeiro é de 1907 a 1911 com a chegada de várias famílias vindas tanto das colônias velhas como da própria Polônia, e porteriormente no final da I Guerra Mundial, quando mais imigrantes chegaram em massa ao Brasil, desta vez uma imigração organizada e dirigida pelas instituições do Estado Polonês. O imigrante trouxe da Polônia a determinação para desbravar novas terras na tentativa de uma vida mais digna e alegre.

Hoje seus descendentes comemoram através de danças, cantos, da culinárias e do resgate do idioma. Existem em Erechim grupos e sociedades empenhados em promover a cultura polonesa, não apenas aos descendentes de poloneses mas a todos aqueles que reconhecem o valor daqueles que transformam Erechim “na terra de todos”, como é conhecida.

Onde conhecer a etnia polonesa?

Sociedade Instrutiva e Recreativa Rui Barbosa
Presidente: Nilton Miguel Groch
Endereço: Rua Henrique Schwering, 143
Telefone: (54) 3321-4649

Jupem - Grupo Folclórico Polonês de Erechim
Presidente: Maria Vanda Krepinski Groch
Endereço: Rua Henrique Schwering, 143
Telefone: (54) 3321-4649