Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim sedia 2º Seminário Regional de Educação para a Saúde
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9679/erechim-sedia-2-seminrio-regional-de-educao-para-a-sade

16/04/2015

Erechim sedia 2º Seminário Regional de Educação para a Saúde

Erechim sedia 2º Seminário Regional de Educação para a Saúde
Erechim sedia 2º Seminário Regional de Educação para a Saúde

Com a participação de cerca de 400 pessoas, Erechim sediou na quinta-feira (16) o 2º Seminário Regional de Educação para a Saúde. Com programação das 8h às 17h, o evento foi realizado na URI – Campus Erechim.
O Seminário teve apoio da Prefeitura de Erechim, URI e Programa Primeira Infância Melhor - PIM 5 anos e foi promovido pela 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, Comissão Estadual Permanente de Integração Ensino-Serviço e da Comissão Intergestores Regional.
Voltado aos servidores públicos da rede municipal da região de abrangência da 11ª CRS, o Seminário iniciou com atividade de acolhimento “Café da Manhã com Aroma de Bebe” e “Mostra de Fotografias do PIM. Ainda, a partir das 9h, foram realizadas 11 oficinas simultaneamente para os participantes.
Durante a tarde, palestra teatro “Gestação Geração”.

Oficinas
1) Tenda dos sentidos: vivenciando a vida intrauterina através dos sentidos
Objetivo: Por meio de atividades simples envolver os participantes em uma simulação à vida intrauterina; Demonstrar que o vínculo entre a família e o bebê se estabelece ainda no período gestacional; Proporcionar aos envolvidos uma mostra dos estímulos que podem ser feitos ao bebê e como estas sensações são captadas.
Ministrantes: Marcia Cristina Schaeffer Sponchiado, Letícia Naziloski.
Local: Prédio 6, Palco

2) Gestação e saúde mental: éticas de cuidado com a mãe e com o bebê na atenção básica
Objetivo: Trabalhar as repercussões das gestações de difícil manejo e significativa vulnerabilidade da mãe e família nas equipes de saúde, bem como, atribuir um novo olhar sobre os dispositivos que a rede já possui.
Ministrantes: Andressa Almeida, Jacqueline Farias, Juliana Deboni, Leila Hofmann.
Local: Prédio 4, Sala 4.301

3) Bebe sarado mama no peito
Objetivo: O conceito de amamentação envolve questões culturais e significados que refletem grandes conflitos emocionais para a mãe, pois esta se depara com estímulos externos, como da família e da sociedade. No decorrer da história a prática de amamentação sofreu mudanças influenciadas pelas crenças, evolução social e descobertas sobre o tema. A formação de recursos humanos para atender a esta mulher/mãe em fase de aleitamento materno é fundamental para garantir uma assistência de qualidade.
Ministrantes: Naiara Nava Rigo, Raquel Alves Sobrosa, Grupo de ACS de Getúlio Vargas.
Local: Prédio 4, Sala 4.303

4) A história de fantoche com avental lúdico: Chico Dente
Objetivo: Informar e conscientizar as famílias sobre a importância da higiene bucal a partir do primeiro dente através de histórias lúdicas.
Ministrantes: Jéssica Mingori, Joice Diana Bonfante, Juara Zen da Silva, Luciane Cardoso Moro, Karine de Azevedo, Marília Pappis de Quadros, Michele Andressa Redondo, Silvane Franceschetto, Vanderléia fruscalso.
Local: Prédio 4, Sala 4.304

5) Nascendo sorrisos – Mamãe, bebê, família e profissionais de saúde
Objetivo: Salientar a importância da odontologia na primeira infância; Identificar aspectos de normalidade e patológicos encontrados no bebê; Revisitar protocolos preventivos e restauradores no atendimento odontológico a bebês.
Ministrante: Prof. Antonio Augusto Iponema Costa
Local: Prédio 4, Sala 4.305

6) A importância da Ludicidade nos vínculos afetivos
Objetivo: As brincadeiras são palco para desenvolver a imaginação! São nas brincadeiras saudáveis que somos levados a uma visão e atuação positiva do mundo.
Ministrante: Ana Maria Reissig Oliveira
Local: Prédio 4, Sala 4.401

7) Saber Viver: A vida não permite ensaios
Objetivo: Esta oficina destina-se para a prevenção da gravidez nos adolescentes de 12 a 19 anos, através da busca e construção de um projeto de vida e o que uma gravidez indesejada iria impactar no seu projeto de vida. Tem como objetivo levar informações sobre as mudanças psicológicas, emocionais, físicas e sociais que ocorrem neste período. A metodologia desenvolvida pelo saber viver busca estimular o adolescente através da dinâmica da viagem, entre outras a produção de um projeto de vida a curto médio e longo prazo, onde neste momento aborda-se sobre a importância de refletir, pensar e de se projetar para o futuro, numa perspectiva de trazer os acontecimentos sociais, a realidade e a cultura existente, e que a adolescência não é o melhor momento para se ter um filho.
Ministrante: Leiliana Sitta, Joseani Paini.
Local: Prédio 4, Sala 4.405

8) Um olhar diferenciado sobre o parto
Objetivo: Aplicação de boas práticas durante o trabalho de parto demonstrando a importância dessas ações.
Ministrante: Bruna Bonfiglio de Barros, Elisabete Farias de Oliveira, Marilei dos Santos Joroscznski, Sandra Benachio.
Local: Prédio 10, Sala 10.06

9) Nascer diferente
Objetivo: Oportunizar a reflexão sobre modos diferentes de ser: depoimentos sobre diferentes jeitos de ser mãe.
Ministrante: Teresinha Fátima Scalvi, Marilei da Rosa
Local: Prédio 4, Sala 4.403

10) Nascimento - oficina das emoções
Objetivo: Vivências relacionadas ao significado da pele.
Ministrante: Ronaldo Ribeiro Bicca
Local: Prédio 4, Sala 4.404

11) Amamentação: um ato de amor
Objetivo: Desmistificar conceitos e práticas relacionados a amamentação, bem como a importância para estabelecimento do vínculo mãe-bebê.
Ministrantes: Luana Gasparetto Fontanella, Maria Rogalski Mustefaga, Tatiane Talita Kurek
Local: Prédio 10, Sala 10.11