Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeito participa da inauguração do bloco 3 do IFRS
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9647/prefeito-participa-da-inaugurao-do-bloco-3-do-ifrs

10/04/2015

Prefeito participa da inauguração do bloco 3 do IFRS

Polis classificou obra como uma importante fonte econômica e social 

               O prefeito Paulo Polis participou na tarde desta quinta-feira (9) da inauguração do bloco 3 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), que nos seus três pavimentos de quase quatro mil metros quadrados, concentra laboratórios e usinas para os cursos que oferece e tem capacidade para acomodar 500 estudantes.

                A construção deste prédio iniciou em 2012 e até a sua conclusão contou com apoio do poder público que por diversas vezes esteve em Brasília buscando a liberação de recursos para a realização da obra. Como lembrou o prefeito,  “além de ceder a área para sua construção, foram várias viagens a capital federal, juntamente com o secretário de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella e o deputado federal Marco Maia, para que mais esta etapa do IFRS fosse concluída e entregue aos estudantes de nossa região”.

                Polis classifica o IFRS como uma fonte econômica e social geradora de renda, que reúne corpo docente qualificado e estudantes que vem de toda a região em busca de qualificação. Para ele a educação não deve ser concentrada em um único pilar e é dessa forma que a educação está sendo vista em Erechim, “uma cidade educadora de fato que oferece educação deste a creche, passando pelo pré-enem, cursos técnicos, universidade e pós-graduação”.

                O bloco 3 da instituição recebeu um investimento total de R$ 6.031.731,24. Possui, no total, 12 salas de aulas, que desde o início deste semestre letivo já estão sendo utilizadas pelos estudantes. Além da inauguração a solenidade realizada nesta quinta-feira também marcou a conclusão da reforma de sete novos laboratórios de informática, que receberam um investimento de mais de R$ 215 mil em adaptações logísticas e elétricas nos meses de janeiro e fevereiro deste ano.

                Além das salas de aula, ainda possui laboratório de fenômenos de transporte e operações unitárias, laboratório de físico-química e termodinâmica, laboratório de tratamento de resíduos agroindustriais, laboratório de análise de alimentos, laboratório de química, laboratório de análise sensorial, laboratório de microbiologia, laboratório de microscopia, sala para professores, sala para técnico-administrativos, sala para reuniões, sala para as coordenações, usina-piloto de leite e derivados, usina-piloto de massas e panificação, usina-piloto de carnes e derivados, usina-piloto de frutas e vegetais, usina-piloto de bebidas, além de vestiários para estudantes e sanitários adaptados em todos pavimentos.

 

O IFRS – CÂMPUS ERECHIM

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Câmpus Erechim é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Conta com cerca de 900 alunos, seis cursos técnicos (Técnico em Alimentos, Técnico em Finanças, Técnico em Logística, Técnico em Mecânica, Técnico em Modelagem do Vestuário e Técnico em Vestuário) e quatro superiores (Engenharia de Alimentos, Engenharia Mecânica, Tecnologia em Design de Moda e Tecnologia em Marketing). Oferece ainda cursos dos programas do governo federal Pronatec, Proeja e Mulheres Mil. Entre seus objetivos está promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável da região. Foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Saiba mais no endereço eletrônico www.erechim.ifrs.edu.br.