Prefeitura Municipal de Erechim - Professores são capacitados através da Estratégia de Saúde da Família
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9646/professores-so-capacitados-atravs-da-estratgia-de-sade-da-famlia

09/04/2015

Professores são capacitados através da Estratégia de Saúde da Família

Professores são capacitados através da Estratégia de Saúde da Família

A Prefeitura de Erechim, através da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Secretaria de Saúde, vem desenvolvendo ações nas escolas públicas do município em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e 15ª Coordenadoria Regional de Educação pelo Programa Saúde na Escola (PSE).
Visando sempre a melhoria da qualidade das ações de educação em saúde, a Secretaria de Saúde realizou nos dias 30 de março e 2 de abril de 2015 mais uma etapa de formação do Programa Saúde na Escola, que contempla ações de prevenção de DST, prevenção de gravidez na adolescência, sexualidade entre outros temas.
De acordo com a coordenadora do Setor Materno Infantil da Secretaria da Saúde, Neusa Ferrari, o tema da prevenção de DST foi trabalhado com o intuito de capacitar os professores para abordar esta temática com os alunos, enfatizando o uso da dupla proteção, preservativo tanto masculino como o preservativo feminino associado ao anticoncepcional.
“Relacionado a prevenção de gravidez na adolescência, as equipes de ESF desenvolvem atividades de forma lúdica e dinâmica nas escolas públicas, abordando questões de educação sexual e prevenção de gravidez na adolescência, no intuito de despertar sonhos e desenvolver um projeto de vida nos adolescentes”, explica Neusa.
Essa atividade acontece visando reduzir índices de gravidez através do projeto Saber Viver, criado pelo Gabinete da Primeira Dama, que trabalha o despertar do sonho e a sexualidade, bem como os métodos contraceptivos. O encontro de tais atividades vem contribuindo de forma significativa para redução do índice de gravidez na adolescência.
“E através da soma de esforços dos profissionais de Saúde e Educação, bem como a conscientização dos alunos buscamos atingir os nossos objetivos de informar e contribuir de forma significativa para a prevenção de DST, redução de gravidez na adolescência, bem como articular de maneira eficaz para uma melhor articulação das ações propostas pelo PSE”, pontua a coordenadora.
Na oportunidade, além dos temas propostos, foi abordado a Ficha de Notificação de Violência, Cartilha de Prevenção à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que servirá de instrumento de apoio para os profissionais da Educação. “O material tem como objetivo trabalhar a prevenção do abuso sexual de crianças e adolescentes e foi desenvolvida pelo Fórum Municipal Pelo Fim da Violência em Crianças e Adolescentes composto por diversas entidades do município”, frisa Neusa.
Durante o encontro também foi abordada a importância da divulgação de prevenção e combate à dengue nas escolas.