Prefeitura Municipal de Erechim - Escola Jaguaretê é campeã da Copa do Mundo Escolar
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8416/escola-jaguaret--campe-da-copa-do-mundo-escolar

28/04/2014

Escola Jaguaretê é campeã da Copa do Mundo Escolar

Vinte e duas escolas municipais e estaduais participaram da competição, representando os 32 países que disputarão a Copa no Brasil

 

 

Zebra em Copas do Mundo de Futebol e indo para sua quarta participação em 20 edições do torneio, é bastante improvável que a Seleção Australiana consiga ser campeã em junho, no Brasil. Porém, na Copa do Mundo Escolar de Erechim, a Austrália, representada pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê, foi quem levou a taça.

 

O resultado final da Copa do Mundo Escolar foi anunciado no último sábado (26), no Estádio Colosso da Lagoa. Durante a tarde, houve a disputa em campo, para definir os melhores colocados na parte esportiva, desfile das seleções e também a abertura das festividades da semana de aniversário de Erechim. O município completará 96 anos no próximo dia 30 de abril.

 

Nos gramados a escola do Jaguaretê não se saiu bem, sendo eliminada na primeira fase. Entretanto, como a disputa da Copa do Mundo Escolar também levava em conta construções de bandeiras dos países com material reciclável, pesquisas sobre a seleção representada, torcida, gritos de guerra, assiduidade e disciplina, na soma de pontos a escola foi quem teve o melhor desempenho. Como prêmio pela vitória na competição, a escola ganhou R$ 3,3 mil e um kit de bolas esportivas.

 

O segundo lugar geral ficou com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei, que representou o Japão. Em terceiro veio a Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Badalotti, que participou da disputa com as cores da Croácia. Em quarto lugar ficou a Escola Estadual de Primeiro Grau Santo Agostinho, que representou a Argélia.

 

No campo de futebol, o melhor desempenho ficou com o Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali, que com as cores da Rússia venceu na final a equipe Croata, da Luiz Badalotti. Em terceiro lugar ficou a Escola Estadual de Primeiro Grau Érico Veríssimo, que representou o Equador, e em quarto lugar a Escola Estadual de Ensino Fundamental Sete de Setembro, que representou a Colômbia.

 

A competição contou ainda com a parceria da Universidade Regional Integrada (URI), do Clube Atlântico – Parque do Galo, do Ypiranga Futebol Clube, da Associação Cultural, Comercial e Industrial de Erechim (ACCIE), Fundação ACCIE, e de mais 21 empresas erechinenses, que ajudaram adotando as equipes com patrocínios e materiais esportivos.

 

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, destacou o resultado dos trabalhos. “É importante termos uma disputa com a participação dos professores, diretores, estudantes e também dos pais, que vieram ao Ypiranga apoiar e torcer. É devido a união de todos, envolvendo também funcionários das escolas, Poder Público, empresários e as comunidades que a educação de Erechim é tem sido tão reconhecida. Todos estão de parabéns pelos trabalhos.”

 

Além de Polis também participaram da final dos jogos, a vice-prefeita, Ana Oliveira, os secretários municipais de Educação, Alderi Oldra, de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella, de Comunicação, Salus Loch, e de Cidadania, Dolores Gollin, o presidente da Câmara, Sérgio Bento, o deputado estadual Altemir Tortelli, empresários, vereadores e servidores municipais.

 

 

A Copa do Mundo Escolar foi organizada pelas Secretarias de Educação, de Cultura, Esporte e Turismo e de Comunicação. A competição teve a participação de 22 escolas do Sistema Municipal e da Rede Estadual de Ensino.