Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeito, secretários e representante da URI participam de encontro com o Governo do RS
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8251/prefeito-secretrios-e-representante-da-uri-participam-de-encontro-com-o-governo-do-rs

21/03/2014

Prefeito, secretários e representante da URI participam de encontro com o Governo do RS

Prefeito, secretários e representante da URI participam de encontro com o Governo do RS

Reunião na Secretaria Estadual da Ciência, Inovação, Desenvolvimento e Tecnologia tratou sobre a participação da URI no edital que deverá destinar cerca de R$ 13 milhões para parques científicos e tecnológicos

Na manhã de quarta-feira (19), o prefeito de Erechim, Paulo Polis, acompanhado dos secretários Anacleto Zanella (Coordenação e Planejamento) e Edgar Marmentini (Desenvolvimento Econômico) e do professor da URI – Campus Erechim, Júlio Brancher, esteve reunido com representantes da Secretaria Estadual da Ciência, Inovação, Desenvolvimento e Tecnologia do Governo do RS, em Porto Alegre. Representando a Secretaria do Estado estavam presentes o diretor Administrativo Gilmar Valadares e o diretor Técnico, Luciano Andreatta da Costa.
Na pauta do encontro, o protocolo do pedido da URI – Campus Erechim para credenciamento da instituição para participação no edital do Governo do RS que deverá destinar aproximadamente R$ 13 milhões para implantação de novos parques científicos e tecnológicos ou consolidação dos já existentes nas diversas regiões do Rio Grande do Sul.
De acordo com o prefeito Paulo Polis, o principal objetivo do encontro foi o debate sobre a tramitação e a agilização do processo de entrega de documentação para que a URI possa se credenciar como a instituição gestora do Parque Científico e Tecnológico do Alto Uruguai, a ser instalado em Erechim. “O nosso trabalho como gestores públicos está voltado ao fortalecimento dos processos de inovação tecnológica no norte do Estado”, pontua Polis.
Já o secretário de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella, destacou que os próximos dias serão fundamentais para o credenciamento da URI. “É preciso salientar que o edital para aprovação de projetos será lançado pelo Governo do RS no dia 11 de abril. Portanto, o prazo para adequar toda a documentação necessária para inscrição da URI nesse edital é curto, ou seja, até o final de março todos os documentos precisam estar prontos”, explica Anacleto.
Integração do Alto Uruguai
Conforme afirma o secretário de Coordenação e Planejamento de Erechim, o Parque será da região Norte do RS e a URI – Campus Erechim terá o papel de ser a entidade gestora. “Durante viagem oficial à China (realizada no fim do ano passado) presenciamos o compromisso do governo chinês com o estímulo ao desenvolvimento dos parques tecnológicos e do processo de inovação, o que tem colaborado para impulsionar e manter firme a economia do país”, ressalta Anacleto.
“Precisamos avançar neste segmento em nossa região, estado e país. Por isso, o Governo de Erechim apoia o projeto do Parque Científico e Tecnológico do Alto Uruguai”, destaca o secretário, lembrando que o projeto também conta com o apoio da AMAU, ACCIE, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS (IFRS), Credenor, Sindicatos, CIRAU e Agência de Desenvolvimento, além de várias empresas da região.
A Região Norte do RS já tem um Polo Tecnológico em funcionamento. Localizado na URI, o espaço vem se consolidando com projetos de pesquisa e ações inovadoras nas áreas de agropecuária, tecnologia de alimentos, desenvolvimento industrial, energia e meio ambiente. O Parque Tecnológico, no entanto, vai possibilitar avanços substanciais no processo de inovação, pois permitirá a parceria direta com empresas e setores econômicos, criando e desenvolvendo novos produtos, agregando valor e tornando a região mais competitiva no mercado brasileiro e mundial, promovendo assim maior desenvolvimento regional.