Prefeitura Municipal de Erechim - Conferência de Proteção e Defesa Civil transferida para 13 de março
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8045/conferncia-de-proteo-e-defesa-civil-transferida-para-13-de-maro

30/01/2014

Conferência de Proteção e Defesa Civil transferida para 13 de março

Conferência de Proteção e Defesa Civil transferida para 13 de março

Representantes da Defesa Civil do RS e da Regional de Proteção e Defesa Civil de Passo Fundo estarão em Erechim dia 6 de fevereiro para reunião preparatória

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (29), a Comissão Municipal Organizadora da 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil – composta por membros da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil - definiu pela transferência da data do evento que estava agendado para fevereiro.
Sob a temática "Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional", a etapa - que antecede o evento estadual e a 2ª Conferência Nacional - será realizada em Erechim dia 13 de março, em local e horário a serem definidos.
A convocação e a realização dos eventos municipais e estaduais representam condição necessária para que os eleitos participem da etapa nacional, que será realizada de 27 a 30 de maio, em Brasília.

Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) está vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social do Governo de Erechim. Os seus membros são representantes dos órgãos governamentais e não governamentais e compete a COMPDEC a execução, coordenação e mobilização de todas as ações de defesa civil no município de Erechim

Política Nacional de Proteção e Defesa Civil
De acordo com a diretora de Segurança, Luciana Baruffi, a conferência vai promover, incentivar e colocar em discussão a questão da proteção na defesa civil, uma das principais mudanças apresentadas pela Política Nacional prevista na Lei nº 12.608/12. “A legislação prevê que União, estados, Distrito Federal e municípios - com a colaboração de entidades públicas ou privadas e da sociedade em geral - adotem medidas preventivas e atenuantes, necessárias à redução dos riscos de desastres”, explica a diretora.

Integração e novos paradigmas
Segundo Luciana, o evento objetiva promover e fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas, tendo em vista novos paradigmas para a proteção e a defesa civil. “As conferências municipais iniciam e fomentam a discussão sobre o tema, tendo como base as realidades nos municípios brasileiros. Essas etapas elegem delegados e encaminham propostas à Etapa Estadual onde serão agregados todos os princípios e diretrizes discutidos e apresentados nas etapas municipais, construindo um corpo de delegados e propostas para representar o Estado na Conferência Nacional”, pontua Luciana.

Coordenadoria de Erechim recebe representantes do RS e da Regional
No próximo dia 6 de fevereiro, às 14 horas, no Auditório da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo – avenida Germano Hoffmann, 351- a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil recebe representantes da Defesa Civil do Rio Grande do Sul e da Regional de Proteção e Defesa Civil (REDEC II) de Passo Fundo para reunião preparatória à Conferência Municipal.