Prefeitura Municipal de Erechim - Estado garante reconhecimento a vestuário de Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7702/estado-garante-reconhecimento-a-vesturio-de-erechim

14/11/2013

Estado garante reconhecimento a vestuário de Erechim

Estado garante reconhecimento a vestuário de Erechim

Com Arranjo Produtivo Local (APL) aprovado, setor vai poder apostar alto em produção diferenciada

O Governo do Estado, através da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), assume o compromisso de que a partir da próxima semana o setor do vestuário de Erechim terá o reconhecimento do seu Arranjo Produtivo Local (APL). A aprovação do APL abre portas inúmeros tipos de financiamentos em nível de Brasil, além de permitir projetos diferenciados em parceria com diversas entidades e instituições de ensino técnico e superior.

A garantia da aprovação foi feita pelo presidente da AGDI, Ivan de Pelegrin, que esteve reunido com empresários do vestuário na última terça-feira (12), na Casa da Prefeitura, na Frinape. A reunião foi viabilizada pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Edgar Marmentini.

Pelegrin explica que o APL é um plano que é construído por empresas, produtores e instituições de um determinado setor, que contém um conjunto de estratégias e metas de trabalho, com a definição das prioridades do grupo. Ter um arranjo reconhecido, explica o presidente da AGDI, significa que todas as empresas que fazem parte dele estão trabalhando em cooperação e falando a mesma linguagem.

O Núcleo Estadual de Ações Transversais nos APLs (Neat) é formado por 28 instituições, que envolvem os governos Federal e Estadual, instituições de ensino, bancos, federações dos comércios, além de outras entidades.

“Com o APL reconhecido, as empresas têm, por exemplo, mais facilidades em conseguir financiamentos, são avaliadas preferencialmente pelos bancos, ganham mais pontos no financiamento do ICMS, ficam aptos a conseguir projetos através dos governos Federal e Estadual, além de uma série de outras vantagens. É importante destacar que com o APL reconhecido em nível estadual, automaticamente ganha reconhecimento federal”, relatou.

O presidente do Sindicato do Vestuário de Erechim (Sindivest), André Marcolin, aposta no fortalecimento do capital social da entidade, aumentando o número de associados. Ele aponta que logo que o APL for reconhecido, serão colocadas em prática as ações para impulsionar o setor. O foco será na produção de peças com diferencial elevado de qualidade.

“Nós moramos em uma região muito competitiva, somos vizinhos de Santa Catarina, que é forte no setor, disputamos mercado com países como a China ou regiões como o Nordeste do Brasil, por exemplo, que conta com mão de obra extremamente barata. Então, para que tenhamos chance no mercado, temos que apostar no diferencial e dar ao consumidor um produto de alta qualidade, assim como as grifes europeias fazem”, explicou.

Marcolin afirma que no APL de Erechim, encaminhado para reconhecimento, há inclusive a proposta de desenvolver centro tecnológico de vestuário na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com laboratórios para desenvolver a economia criativa.

“No total são 19 ações estratégicas que constam no nosso APL. Com ele reconhecido, poderemos ir a Brasília em busca de recursos para a construção de um centro tecnológico na UFFS, envolvendo todos os setores do vestuário, ampliando espaço para a moda e o design”, informou.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico demonstrou otimismo com o êxito da reunião, que segundo ele era buscada há bastante tempo pelos empresários do vestuário. “O pessoal do vestuário estava com dificuldades para ver o andamento do APL, mas agora conseguimos trazer a AGDI para atender aqui em Erechim e recebemos boas notícias”, destacou.