Prefeitura Municipal de Erechim - Encaminhado projeto de medicina na URI
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7673/encaminhado-projeto-de-medicina-na-uri

11/11/2013

Encaminhado projeto de medicina na URI

Encaminhado projeto de medicina na URI

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, e o diretor da Universidade Regional Integrada (URI) de Erechim, Paulo Sponchiado, aproveitaram o início da 14ª edição da Frinape para encaminhar o projeto de criação do curso de medicina na instituição. O documento foi repassado neste sábado (9) ao deputado federal Marco Maia, que vai intermediar a tramitação com o Ministério da Educação (MEC).

 

Segundo Polis, Erechim se encaixa nas exigências para buscar o curso – ter mais de 70 mil habitantes, não ser cidade da capital e ainda não possuir curso de medicina. Ele avalia que o curso vai consolidar ainda mais o município como polo de saúde.

 

“Nós fomos até Brasília para ter esse curso em Erechim e somos um dos municípios em potencial para receber. Somos uma cidade que atende aos 32 municípios do Alto Uruguai e mais outros 56 de outras regiões. Esse projeto da URI foi elaborado nos últimos dois anos, é muito criterioso, tem levantamentos e descrições completas, que é isso que o Governo Federal exige para criar cursos de medicina no Brasil”, disse o prefeito.

 

De acordo com Polis, o curso vai ter foco na medicina preventiva e no atendimento às populações mais carentes. O prefeito apontou alguns dos benefícios que espera com a vinda da medicina para Erechim.

 

“Não tenho dúvidas que a vinda do curso vai nos trazer grandes benefícios. Temos hoje problemas com falta de médicos, precisamos formar mais profissionais. Hoje, para se ter ideia, só não ampliamos o Programa Saúde da Família (PSF) porque temos dificuldade em contratar profissionais da medicina”, explicou.

 

 

A documentação agora segue para Brasília, para avaliação do MEC.