Prefeitura Municipal de Erechim - Um local nobre Patrono da Biblioteca Municipal
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/760/um-local-nobre-patrono-da-biblioteca-municipal

03/07/2007

Um local nobre Patrono da Biblioteca Municipal

Um local nobre Patrono da Biblioteca Municipal

    A “Sala Dr. Gladstone Osório Mársico”, mudou de lugar na Biblioteca Pública Municipal Dr. Gladstone Osório Mársico. Dentro do novo planejamento implantado onde funciona a instituição, na Rua Rui Barbosa 100, ela passou a ocupar uma espaço nobre, à esquerda da entrada principal. O acervo, formado por escrivaninha, cadeira, máquina de escrever, telefone, fichário, exemplares de livros, fotografias da relação dele com o Ypiranga Futebol Clube, diversas placas de homenagens recebidas e outros pertences, agora está exposto num lugar visível da rua.
    Nesta terça-feira (3) a diretora Pedrita Prata Vieira organizou uma cerimônia para assinalar a mudança de local do acervo. Esteve presente o secretário municipal da Cultura, Elídio Cervo; a assessora técnica da Secretaria da Cultura, Mara Pilotto, a professora universitária e historiadora Vera Beatriz Sass - pesquisadora da obra do Dr. Gladstone Osório Mársico -, a coordenador do Arquivo Histórico Juarez Miguel Illa Font, Simone Zago; e servidores municipais lotados naquele local.
    Vera Sass - Patrona da Feira do Livro 2007 -, destacou a importância da obra literária do Patrono da Bibliotéca Municipal de Erechim. Ela citou uma estrofe de um poema publicado no livro Cogumelos de Outono, ressaltou a participação da URI no resgate da memória do grande escritor e, cumprimentou o secretário Cervo pela iniciativa. “Agora não preciso de mais ninguém/ faço parte da multidão/sou um corpo que ressuscitou da morte/sou um espírito que se juntou à vida”.
    Elídio Cervo lembrou que este é o ano do octogésimo aniversário de nascimento de Gladstone Osório Mársico, falecido precocemente. O novo local tem como objetivo oportunizar às pessoas que freqüentam à Biblioteca e mesmo quem passa na rua, conhecer um pouco mais da obra e particularidades do escritor. “A obra do Dr. Gladstone precisa ser conhecida pelos jovens, principalmente porque ele tinha um profundo conhecimento da alma humana”, resumiu. No projeto das instalações definitivas da Bibliotéca Municipal, haverá um local específico para abrigar o acervo e ampliar o número de informações sobre a obra e o significado do escritor erechinense para a literatura estadual e nacional.