Prefeitura Municipal de Erechim - Brincadeiras auxiliam tratamento de crianças internadas na FHSTE
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/7294/brincadeiras-auxiliam-tratamento-de-crianas-internadas-na-fhste

22/08/2013

Brincadeiras auxiliam tratamento de crianças internadas na FHSTE

Com o objetivo de tornar mais amena a internação de crianças, a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim, através do Grupo de Trabalho em Humanização realiza atividades lúdicas diárias que auxiliam o tratamento das crianças fazendo com que estas esqueçam um pouco do ambiente hospitalar com momentos de descontração e lazer.

A FHSTE possui uma Sala de Convivência que faz parte do Programa de Humanização e está situada no prédio externo  - junto à Pediatria - com atividades semanais, tais como: acompanhamento escolar, cinema, aulas de trabalhos manuais e jogos diversos. Também conta com o projeto "Quem lê viaja", que possui um acervo composto por obras adquiridas na comunidade.

Além disso, a programação fixa da Sala de Convivência traz palestras sobre Higiene Bucal com dentistas da Prefeitura, aulas de artesanato com as voluntárias da AMA - Amigas de Maria do Colégio Medianeira, hora do conto com alunas da Escola José Bonifácio, espaço de leitura para crianças e adultos, cinema para crianças, leituras e brincadeiras na UTI Pediátrica e missa na Capela.

Jéssica Fátima Spiwakoski, mãe de Bianca, de 1 ano e 2 meses, que está internada há 7 dias, fala sobre os benefícios deste espaço. "Eu acho esse espaço importante, porque quando a criança fica só no quarto ela fica muito estressada, e aqui tem variedades de brinquedos para ela brincar e descontrair. Eu venho aqui na sala umas 3 ou 4 vezes por dia e a Bianca fica bem mais calma quando vem aqui", relata Jéssica.

Enquanto participa da aula de artesanato fazendo chaveiros, Luciana Terezinha da Silva Sadoviniki, mãe de Isadora, ressalta que esse espaço é ótimo para as mães também. "Faz dois dias que estou aqui no hospital com minha filha, acho esse espaço muito bom, pois além de me distrair um pouco aprendo a fazer artesanatos, que posso continuar fazendo em casa", explica Luciana.

A sala de convivência possui uma biblioteca, uma brinquedoteca, TV a cabo, DVD, karaokê, rádio com CD, mesa para jogos, agradáveis poltronas e sofás. A recreacionista atende também, diariamente, às crianças que se encontram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), lendo histórias, fazendo brincadeiras e jogos.