Prefeitura Municipal de Erechim - Programa Municipal de Fruticultura foi lançado nesta quarta-feira
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/685/programa-municipal-de-fruticultura-foi-lanado-nesta-quarta-feira

06/06/2007

Programa Municipal de Fruticultura foi lançado nesta quarta-feira

Programa Municipal de Fruticultura foi lançado nesta quarta-feira

O Prefeito Eloi Zanella lançou oficialmente na tarde de hoje (06), no Castelinho, o Programa Municipal de Fruticultura, que tem como objetivo fornecer gratuitamente mudas de árvores frutíferas para implantação de pomares nas propriedades rurais, com objetivos industriais, comerciais e de proteção ao solo.
Zanella destacou que o programa oferece uma alternativa de renda aos produtores rurais, aumentando a rentabilidade da propriedade, aproveitando a mão-de-obra familiar, e oportunizando empregos a trabalhadores da região. “Além disso o Programa Municipal de Fruticultura busca a promoção a auto-sustentabilidade das propriedades rurais, com incentivos à produção, às técnicas da atividade frutícula e à cadeia comercial; promoção através de uma atividade econômicamente rentável, de melhor qualidade de vida ao empreendedor, diminuindo, conseqüentemente, o êxodo rural; e conservação dos solos, com a implantação de pomares, e dos recursos hídricos, melhorando as condições ambientais”.
Já o Superintendente da Emater Regional, Nilton Cipriano de Souza, salientou que as ações, projetos e programas são desenvolvidos com êxito em Erechim, pois são apoiados e incentivados pelo Governo Municipal. “Sem dúvida nenhuma, por ser um pólo regional, as coisas acontecem no município de Erechim. A parceria entre a Prefeitura Municipal e Emater, e principalmente a vontade e decisão do Prefeito Eloi Zanella, em implementar programas eficientes, são reconhecidos pois vão de encontro aos anseios dos produtores rurais. Parabenizamos a prefeitura e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, pelo trabalho de sucesso que vem sendo executado”.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, José Mantovani, através da Lei 4.137, de 15 de maio deste ano, o Governo Municipal esta autorizado a fornecer gratuitamente, até 50 mil mudas de árvores frutíferas aos agricultores que aderirem ao programa, nos anos de 2007 e 2008. “Com este programa visamos o abastecimento de frutas para o município e região, e incentivar o surgimento de um pólo frutícola. Poderão aderir ao programa todos os agricultores que participarem dos treinamentos sobre implantação e manejo de pomares, que se responsabilizarem pela contra partida, e aceitarem, durante e após o plantio, a visitação dos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento e Escritório Municipal da Emater. Para oportunizar a participação do maior número de agricultores possível, a área de fruticultura não poderá ultrapassar quatro hectares por produtor”.
Como contra partida o produtor deverá realizar o plantio das mudas no no prazo e nas condições de plantio necessários para o pleno desenvolvimento da cultura; residir na propriedade; disponibilizar calcário, adubo, formicida, outros insumos necessários e mão-de-obra; aceitar a visitação e as orientações dos técnicos responsáveis; participar dos cursos, seminários e outros eventos técnicos sobre implantação e manejo de pomares; e não plantar as mudas em áreas de proteção permanente.
Após o lançamento do Programa Municipal de Fruticultura, os 23 produtores inscritos até o momento, assinaram Termo de Compromisso de adesão ao programa e participaram de um treinamento sobre implantação e manejo de pomares, ministrado pelos técnicos Marcelo Roismann, Paulo Tessaro e Luiz Angelo Poletto.