Prefeitura Municipal de Erechim - Ato oficializa início da ampliação do campus Erechim do Instituto Federal
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6085/ato-oficializa-incio-da-ampliao-do-campus-erechim-do-instituto-federal

07/03/2012

Ato oficializa início da ampliação do campus Erechim do Instituto Federal

Ato oficializa início da ampliação do campus Erechim do Instituto Federal

Obra de valor total de R$ 5.763.979,07 já está em andamento. Prefeito Paulo Polis destacou a luta realizada durante anos para a instalação e ampliação do campus de Erechim.

 

Três anos após o início das atividades em Erechim, o Instituto Federal (IFRS) já deu ao município muitos motivos para comemorar. São 730 alunos de Erechim e de outras cidades da região que, através do IFRS e dos programas realizados em parceria com a Prefeitura Municipal, têm possibilidade de acessar ensino técnico e superior gratuito em diferentes áreas. Com profissionais qualificados e apoio irrestrito do Governo Municipal, o instituto vai aprimorando gradativamente seus serviços e infraestrutura, que começa a ser ampliada com a utilização da verba conquistada junto ao Governo Federal pelo prefeito de Erechim, Paulo Polis, em uma de suas viagens à Brasília por busca de recursos para o município em 2011.

 

Na noite de terça-feira (6), no campus do IFRS em Erechim, autoridades municipais, diretores do instituto, professores e alunos reuniram-se para o ato que oficializou uma nova etapa deste grande avanço da educação de Erechim: o início da ampliação do campus do IFRS. A obra, com investimento total de R$ 5.763.797,07, irá abrigar 12 novas salas de aula, 2 laboratórios de informática, 1 auditório, 5 laboratórios e 5 usinas da área de alimentos.

 

Na oportunidade, o prefeito Paulo Polis, acompanhado do secretário municipal de Educação, Anacleto Zanella, relembrou que a luta pela instalação do Instituto Federal em Erechim iniciou há mais de cinco anos, no período em que estava, juntamente com Anacleto, cumprindo seu mandato de vereador na Câmara erechinense. “Realizamos diversas audiências em Brasília e em Erechim naquele período, e, ao assumirmos a administração municipal, com apoio dos demais municípios da região, fomos buscar a viabilização da instalação do campus em nosso município. Esta é uma conquista que vem mudando os rumos da educação em nossa região, gerando grandes oportunidades. O IFRS, assim como a Universidade Federal Fronteira Sul, têm nos mostrado que um bom projeto, aliado à defesa política, trazem grandes resultados”, salienta o prefeito.

 

O secretário Anacleto Zanella complementa afirmando que “na época, parecia um sonho impossível. Mas a chegada do Instituto Federal e a obra de ampliação, que está sendo iniciada neste momento, nos mostram que é sim preciso sonhar, e lutar para que estes sonhos se tornem realidade. Especialmente quando estes sonhos se revertem em tantos benefícios para nossa população, como é o caso do Instituto Federal e também da Universidade Federal”.

 

O diretor do campus Erechim do IFRS, Sérgio Viana, apresentou durante a solenidade os números da instituição, traçando um comparativo entre o primeiro ano de atividade, em 2009, e o ano vigente. “Tivemos um avanço significativo de 2009 até então. No primeiro ano, computamos um total de 185 alunos nos cursos técnicos. Em 2011, já contando com cursos de ensino superior, este número chegou a 424”, afirma. Em 2012, são 557 alunos entre os matriculados em cursos técnicos e cursos superiores, que, somados aos 80 alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), parceria com o Governo Municipal, e às 100 mulheres participantes do projeto Mulheres Mil, totalizam um número de 737.

 

Também presente na solenidade, o pró-reitor do IFRS, Sergio Wortman, destacou a organização e o empenho da equipe do campus de Erechim e do Governo Municipal, ressaltando que a luta pela educação é certamente uma das mais valiosas. Após os pronunciamentos, que também contaram com a participação do representante do Legislativo, vereador Jaime Basso, foi realizado o descerramento da placa que marca a inauguração das obras de ampliação do campus.