Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim cria 1100 novas vagas para a educação infantil
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/6020/erechim-cria-1100-novas-vagas-para-a-educao-infantil

07/02/2012

Erechim cria 1100 novas vagas para a educação infantil

Erechim cria 1100 novas vagas para a educação infantil

 

Prefeito Polis anunciou meta proposta em 2009 e atingida já no início de 2012. Perspectiva é chegar em 2013 com 1365 novas vagas

 

            Centenas de pais e professores estiveram na noite desta segunda-feira, dia 06, no Centro Cultural 25 de Julho para conhecer o Plano de Atendimento na Educação Infantil, apresentado pelo Governo Municipal. Contudo saíram de lá com outra grande notícia. O município atingiu a marca de 1100 novas vagas criadas desde 2009 até o início de 2012 para a educação infantil. A meta foi proposta pelo prefeito Paulo Polis no início de sua gestão e, um ano antes de findar, a administração consegue ultrapassar o número antes estipulado.

 

            O feito conquistado comprova o quanto a administração pública está empenhada em oferecer educação de qualidade para as pessoas que mais precisam. “Sinto-me orgulhoso em saber que os pais recebem deste governo escolas bem equipadas, novas ou reformadas, merenda escolar de qualidade e acima de tudo com equipes qualificadas e motivadas para atender seus filhos”, sublinhou o prefeito Paulo Polis que completou: “Cuidamos dos seus filhos como se fossem nossos. Não existe legado maior do que deixar o estudo para eles. E é nisso que pensamos. Para esta administração, a educação nunca foi gasto, e sim investimento”.

 

           O secretário municipal de Educação, Anacleto Zanella apresentou o Plano de Atendimento da Educação Infantil para o ano de 2012, com o número de vagas criadas em cada uma das 13 escolas, bem como as vagas que ainda não foram preenchidas e aquelas que devem ser abertas num futuro bem próximo. Este é o caso, por exemplo, da escola Roberto Teódulo, que hoje abriga os estudantes da Escola Ruther (em construção). Quando os estudantes voltarem para a Ruther, o prédio será reformado e possibilitará a abertura de outras 90 vagas. No decorrer do ano deve iniciar a construção da escola de educação infantil no bairro Paiol Grande, quando mais 175 vagas serão criadas.

 

           A Escola Lucas Vezzaro, do bairro Linho está praticamente pronta. Porém como o número de crianças inscritas para esta escola ultrapassou o número de vagas existentes, o município buscou alternativas e conseguiu a cedência do governo do Estado para utilizar o prédio da Escola Campos Salles, próxima ao Parque Longines Malinowski. A escola está sendo reformada e será capaz de atender outras 75 crianças, todas em tempo integral. Ainda restam 40 vagas para serem preenchidas.

 

             Este desafio, como descreve o secretário Anacleto, de oferecer educação em tempo integral será desenvolvido durante o ano de 2012 em três escolas. Além da Lucas Vezzaro e anexo Campos Salles com 250 vagas, as escolas Cristo Rei com 130 vagas e Estevam Carraro, com 139 também oferecerão educação em dois turnos para seus estudantes. “De 2009 a 2012, foram 966 vagas criadas em tempo integral. No início de 2009 haviam apenas 50 vagas”, destacou Anacleto.

 

             Conforme os dados sobre o atendimento da Educação Infantil em Erechim levantados pelo Tribunal de Contas do Estado, em 2010, o município está acima da média estadual e nacional. Também atingiu e superou a meta estabelecida para o atendimento em idade de Pré-Escola que é de 80% . Ainda em 2010 a taxa de atendimento chegou a 85,53%. No mesmo ano atingiu a taxa de atendimento de 27,76% das crianças em idade de creche (0 a 3 anos).

 

Meta de 1000 novas vagas atingida

             O compromisso de aumentar o número de vagas na educação infantil foi prometido no início de 2009, quando foi estabelecida a meta de 1000 vagas. Neste início de 2012, a administração municipal tem orgulho de confirmar esta marca. Na noite desta segunda-feira entregou de forma simbólica aos pais Darci Carlos e Inês Frieda juntamente com o filho Vitor, a vaga de número mil da educação infantil no município de Erechim. Segundo o secretário de educação, a meta agora é chegar ao início de 2013 oferecendo 1365 novas vagas em educação infantil. “Além de ampliar as vagas nosso foco também está na qualidade do atendimento oferecido ao nosso público”, destaca.

 

Mais vagas na Assami

             O prefeito Polis assinou o projeto de lei que será encaminhado para a aprovação da Câmara de Vereadores aumentando o número de vagas já existentes com convênio com a Assami, que passará a oferecer 210 vagas em turno integral.

 

Direção da Escola Lucas Vezzaro

              Na mesma noite, o governo municipal apresentou aos pais a equipe diretiva da Escola Municipal de Educação Infantil Lucas Vezzaro. Diretora: Luciana Aparecida Tomazoni de Oliveira; Vice-Diretora: Silvia Maria de Oliveira Boschetti; Coordenadora Pedagógica: Luci Fátima Pansera; Coordenadora Pedagógica anexo Campos Salles: Taíse Seghetto Balbinotti.

 

Clique aqui e confira o número de vagas em cada escola

 

Veja a evolução dos números de 2008 a 2012.