Prefeitura Municipal de Erechim - Visita dos alunos do CEJA ao centro histórico
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/5308/visita-dos-alunos-do-ceja-ao-centro-histrico

18/05/2011

Visita dos alunos do CEJA ao centro histórico

Visita dos alunos do CEJA

Visita dos alunos do CEJA ao centro histórico

 

Alunos do CEJA realizam passeio histórico por Erechim

Visita pela cidade foi orientada e discutida por responsável do Arquivo Histórico

Nos dias 12 e 16 os alunos do Centro Educacional de Jovens e Adultos – CEJA puderam conhecer um pouco mais da história de Erechim e seus patrimônios preservados. A iniciativa realizada pelo Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font, tem como objetivo conhecer os principais fatores que permearam a formação da nossa cidade que completou 93 anos.

O passeio histórico foi orientado pelo chefe do setor do Arquivo Histórico, professor Rodrigo Alves Pereira, que acompanhou os alunos até a Praça da Bandeira. O professor expôs acontecimentos que enriqueceram a formação de Erechim e a presença da diversidade cultural na construção da identidade da cidade, dando ênfase no trabalho de agricultores que são retratados nos painéis localizados na Praça.

Rodrigo explicou que “Erechim é uma cidade que teve sua planta urbana planejada antes de ser implantada, o traçado urbano segue o modelo das capitais como Paris e Belo Horizonte com ruas convergindo para a praça central onde localizam-se os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário”.

Os estudantes vivenciaram a atividade perguntando sobre as simbologias que envolvem os monumentos da cidade, e esclarecendo dúvidas históricas da construção do imaginário coletivo.