Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Meio Ambiente promove trilhas ecológicas no Parque Longines Malinowski
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/481/secretaria-de-meio-ambiente-promove-trilhas-ecolgicas-no-parque-longines-malinowski

10/04/2007

Secretaria de Meio Ambiente promove trilhas ecológicas no Parque Longines Malinowski

Secretaria de Meio Ambiente promove trilhas ecológicas no Parque Longines Malinowski

Secretaria de Meio Ambiente promove trilhas ecológicas no Parque Longines Malinowski
         Erechim possui um laboratório prático, no qual os visitantes têm contato direto com a natureza: é o Parque Longines Malinowski, localizado no centro da cidade. É neste cenário deslumbrante, com uma área total calculada de 248.453 metros quadrados, composta de  espécies nativas como Pinheiros, Ipe, Canela, Jaboticaba, Pitanga, Cipós centenários a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promove e acompanha os visitantes nas trilhas ecológicas. Nesta visitação o setor de Educação Ambiental da SMMA orienta todos a perceber melhor, por exemplo, o funcionamento e a fragilidade de sistemas ecológicos responsáveis pela manutenção da vida em nosso planeta.
    A maioria dos visitantes é formada por estudantes. Neste ano, várias escolas já agendaram e realizaram o passeio nas trilhas ecológicas do Parque Longines, onde receberam informações com aulas práticas de observação e conscientização. “Durante o tempo que os visitantes passeiam, procuramos mostrar que os Parques são muito parecidos com bibliotecas, pois ambos abrigam tesouros preciosos e de valor inestimável - e quase sempre imperceptíveis aos olhos do visitante”, salienta Maria Munaretto, Chefe do Setor de Educação Ambiental da SMMA.
    Para agendar as Trilhas Ecológicas é necessário que escolas, grupos, empresas, entre outros, entrem em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, através do fone 3522-9250, ramal 113 .

Melhoramentos

    A Secretaria vem realizando várias melhorias no Parque Longines Malinowski, como conservação das trilhas, placas informativas, colocação de lixeiras, limpeza no entorno e interior, porém o Município sofre ainda com o grande descaso que há por parte de algumas pessoas que ainda tem a coragem de  jogar lixo no interior do Parque ou que simplesmente, por vandalismo, destroem a cerca, causando com isto mais gasto do dinheiro público.
    O Parque Municipal representa área de qualidade paisagística por ser um elemento de valor estético e cultural, incorporado ao patrimônio de Erechim, e de qualidade ambiental, por ser um fator determinante de conforto ao atuar como ilha de frescor nas imediações do bairro-centro e também por apresentar potencial para alternativas de lazer.