Prefeitura Municipal de Erechim - Cinto de Segurança e Cadeirinha são o foco da Semana Municipal de Trânsito
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/4350/cinto-de-segurana-e-cadeirinha-so-o-foco-da-semana-municipal-de-trnsito

17/09/2010

Cinto de Segurança e Cadeirinha são o foco da Semana Municipal de Trânsito

Cinto de Segurança e Cadeirinha são o foco da Semana Municipal de Trânsito

 

Programação aberta nesta sexta-feira se estende até o dia 30 de setembro

 

          A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social deu início na tarde desta sexta-feira, dia 17, a Semana Municipal de Trânsito, que neste ano traz como foco o Cindo de Segurança e a Cadeirinha. Este também é o tema nacional e foi escolhido visto que a redução das lesões e mortes no trânsito é um desafio mundial. Mais de um milhão de pessoas de todas as nações são vítimas fatais de Vice-prefeita, Ana Oliveira e secretrio de Segurana, Dcio Vicelli, homenageiam o agente de trnsito, Mauro Luis Menin - Foto Aline Carelli/ASSECOM/PMEacidentes de trânsito. Segundo a Organização Mundial de Saúde, há cinco fatores que causam o maior número de mortes e lesões no trânsito entre os quais está a não utilização do cinto de segurança.

          Os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Dentre eles, estão os que vitimam a criança na condição de passageira de veículos. Neste caso é exatamente o uso do dispositivo de retenção, popularmente conhecido como bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação, que pode diminuir drasticamente as chances de lesões graves – e de morte – no caso de uma colisão.

          Por isso o tema “Cinto de Segurança e Cadeirinha” possibilita que os órgãos e entidades do Sistema de Trânsito promovam, à população em geral, ações de segurança a partir de um aspecto pontual. É uma oportunidade para suscitar reflexões, incentivar discussões e criar atividades que explorem com profundidade a real importância e necessidade do uso do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção adequado às condições da criança.

          O Diretor do Departamento de Trânsito, Gleison Soletti, disse que uma pesquisa divulgada pelo Detran, revela que a cada 10 jovens, apenas 2 usam cinto de segurança. E este item obrigatório é responsável por reduzir em até 50% o risco de mortes no trânsito. Disse que a Diretoria de Trânsito está empenhada neste propósito, que busca primordialmente a preservação da vida. Para demonstrar o comprometimento dos agentes de trânsito com o seu trabalho, é que os servidores votaram naquele que para eles, mais representa esta paixão pelo seu ofício. O agente de trânsito Mauro Luis Menin foi homenageado, recebendo da vice-prefeita, Ana Oliveira e do secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Décio Vicelli, uma placa em agradecimento.

          Menin disse que no seu dia a dia procura desempenhar o seu trabalho da melhor maneira possível. Agradeceu por quem votou nele, a Secretaria e aos colegas agentes de trânsito a quem dedicou a homenagem.

          Vicelli aproveitou para apresentar os trabalhos que a Secretaria de Segurança está realizando em prol da vida e do meio ambiente. Entre as ações estão campanhas educativas, fiscalização, como o controlador eletrônico de velocidade (radar estático) em sete vias da cidade, a padronização dos táxis, e mudanças na sinalização viária, a exemplo do cruzamento entre as Ruas Itália e Passo Fundo, onde os acidentes que eram frequentes, quase que se extinguiram. O secretário frizou que “as atitudes dos condutores e acidentabilidade são levadas em conta na hora de realizar as mudanças”.

          A vice-prefeita, Ana Oliveira falou que as ações preventivas e educativas são primadas pelo governo municipal e isso é designado à saúde e à segurança, por exemplo, “ já que temos que assegurar o bem-estar do cidadão”. Ana falou do desafio de colocar em prática o uso do cinto de segurança e da cadeirinha. “Vamos encontrar resistências, mas pessoas esclarecidas como nós, podemos conscientizar as demais. Convido a vocês, parceiros da Semana Municipal do Trânsito, para serem multiplicadores desta proposta, para que acidentes sejam evitados”.

          A Semana Municipal de Trânsito se realiza até o dia 30 de setembro. Confira abaixo a programação.

 

Programação Semana do Trânsito

 

Sábado – dia 18

# Abordagem com os voluntários da Vida Urgente nas proximidades da Catedral, para conscientizar para a vida, das 14h às 16h.

 

Terça-feira – dia 21

# Exposição no Master Sonda das 14h às 20h (viatura de trânsito com as cadeirinhas, bebê conforto e acento de elevação realizando demonstração do uso correto e entregando material sobre a nova legislação pertinente).

# Palestra no CFC Erechim, com o comandante da PRF, Regivaldo Tonon, às 7h40min.

 

Quarta-feira – dia 22

# Hora do Conto na Escola Bôrtolo Balvedi pela manhã com a Vida Urgente, às 9h45min.

# Exposição no Master Sonda, das 14h às 20h (viatura de trânsito com as cadeirinhas, bebê conforto e acento de elevação realizando demonstração do uso correto e entregando material sobre a nova legislação pertinente).

# Exposição de viatura deslocando até a Escola de Educação Infantil Bôrtolo Balvedi às 16h, para expor aos alunos a respeito do material que os agentes usam durante o seu trabalho e a importância do uso do cinto de segurança e das cadeirinhas.

 

Quinta-feira – dia 23

# Exposição no Master Sonda – das 14h às 20h (viatura de trânsito com as cadeirinhas, bebê conforto e acento de elevação realizando demonstração do uso correto e entregando material sobre a nova legislação pertinente).

# Visita a Escola Bôrtolo Balvedi

 

Sexta-feira – dia 24

# Palestra na Escola Maria Fumaça das 15h30min às 16h30min com a equipe da Diretoria do Trânsito

# Hora do Conto com equipe da Vida Urgente, na Escola Bôrtolo Balvedi, às 13h30min

# Palestra com o comandante da PRF, Regivaldo Tonon, às 13h30min no CFC Erechim

 

Sábado – dia 25

# Blitz de conscientização do uso do cinto e cadeirinhas em frente a Escola Barão do Rio Branco, e na Esquina Democrática, com a presença de todos os parceiros e alunos da Escola Estadual Professor Mantovani. Horário: 9h às 11h.

 

Segunda – dia 27

# Palestra com o comandante da PRF, Regivaldo Tonon, no CFC Jat.

 

Quinta-feira – dia 30

# Palestra no turno da manhã pela equipe da Vida Urgente, na Escola Municipal Irmã Consolata

# Exposição de agente uniformizado com a viatura na EMEI Irmã Consolata, às 13h30min.