Prefeitura Municipal de Erechim - Pequenos cidadãos leitores: Escola Barão visita Biblioteca e Arquivo Histórico de Erechim

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/21438/pequenos-cidados-leitores-escola-baro-visita-biblioteca-e-arquivo-histrico-de-erechim

07/10/2025

Pequenos cidadãos leitores: Escola Barão visita Biblioteca e Arquivo Histórico de Erechim

Projeto une literatura e Educação Fiscal, despertando nas crianças o gosto pela leitura e o senso de cidadania.

Entre os meses de setembro e início de outubro, mais de 600 crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Barão do Rio Branco participaram de visitas à Biblioteca Pública Municipal Gladstone Osório Mársico e ao Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font.


A ação integrou o projeto “Pequenos Cidadãos Leitores”, desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Cultura, Esporte e Economia Criativa, dentro do programa “Educação Fiscal na Escola: Cidadão Presente, Imposto Eficiente”.

 

O projeto teve como objetivo aproximar as crianças do universo da literatura, ao mesmo tempo em que promoveu a conscientização sobre a importância dos espaços públicos — construídos e mantidos por meio dos tributos arrecadados e destinados ao bem comum.

 

Durante as visitas, os pequenos exploraram livros, ouviram histórias, conheceram o acervo histórico do município e compreenderam que tanto a Biblioteca quanto o Arquivo Histórico são patrimônios coletivos que merecem cuidado e valorização.

 

Para o secretário de Cultura, Esporte e Economia Criativa, Wallace Soares, e a professora Lucilda A. Kaminski, da Biblioteca Pública Municipal, o projeto representa uma importante oportunidade de incentivo à leitura desde a infância. “Durante o mês de setembro, recebemos com muita alegria as crianças dos Maternais e dos Prés da EMEI Barão do Rio Branco. Manter essa parceria é gratificante: foram dias de aprendizados e acolhimento, que nos deixaram felizes e motivados a trabalhar por uma Erechim, cidade que lê. As crianças se mostraram encantadas com os livros, reforçando a importância de manter esse vínculo desde cedo”, destacam.

 

Já para a professora Méri Teresinha Moro, da EMEI Barão do Rio Branco, a visita proporcionou momentos de encantamento e aprendizado, mostrando que a leitura pode acontecer de diversas formas. “As bibliotecas são espaços incríveis de conhecimento, cultura e imaginação. As crianças foram protagonistas: contaram as histórias a partir das imagens, expressaram ideias e compartilharam percepções com os colegas. Foi um momento encantador”, relatou.

 

O secretário adjunto de Educação, Fabrício Brustolin, também destacou o papel da ação na formação cidadã das crianças. “Além de estimular a curiosidade e a imaginação, essa prática possibilita refletir sobre o papel de cada cidadão nos direitos e deveres fiscais”, afirmou.

 

Fotos: SMEd PME