https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/21171/encontro-multissetorial-define-diretrizes-para-as-compras-da-alimentao-escolar-2026
27/08/2025
Encontro Multissetorial define diretrizes para as compras da Alimentação Escolar 2026
Na última segunda-feira (25), a Secretaria Municipal de Educação de Erechim sediou uma reunião multissetorial de alinhamento voltada às compras de gêneros alimentícios junto às cooperativas da agricultura familiar para o ano de 2026.
O encontro reuniu representantes das Secretarias Municipais de Educação, Fazenda, Administração, Saúde e Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, além de profissionais dos setores de compras, vigilância sanitária, inspetoria animal, alimentação escolar, administrativo educacional e Emater/RS-Ascar.
O objetivo foi fortalecer parcerias e definir estratégias que garantam mais agilidade e qualidade em todas as etapas do processo — desde a elaboração dos cardápios até a contratação e fiscalização. “Nosso foco é assegurar que os estudantes do Sistema Público Municipal de Ensino tenham acesso a uma alimentação de boa qualidade e procedência”, destacou a chefe da Divisão de Controle e Execução Orçamentária da SMEd, Fernanda Parolin.
A extensionista rural social da Emater/RS-Ascar, Cleunir Augusto Paris, ressaltou que Erechim é referência no Estado por adquirir alimentos da agricultura familiar não apenas por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), mas também com recursos próprios. Ele frisou ainda a importância da participação conjunta de diversas secretarias, conselhos e entidades para aprimorar o processo de compras.
A coordenadora de Compras e Licitações, Letícia Prataviera, reforçou que o alinhamento entre os setores envolvidos é fundamental para a assertividade do processo licitatório e, consequentemente, para a entrega de alimentos de qualidade nas escolas.
Para o secretário adjunto de Agricultura e integrante do Conselho de Alimentação Escolar, Tobias Biazi, o trabalho integrado contribui para o fortalecimento das agroindústrias locais e para a garantia de produtos de origem animal com qualidade e segurança.
Já a chefe da Divisão de Atendimento à Alimentação Escolar da SMEd, Cláudia Manica de Quadros, enfatizou que momentos de discussão como este permitem traçar estratégias conjuntas, assegurando a segurança alimentar e nutricional das crianças e estudantes da rede municipal.
Fotos: SMEd PME
26/08/2025
Crianças da Escola Cristo Rei realizam trilha guiada no Parque Natural Municipal Longines Malinowski
25/08/2025
Orquestra de Concertos de Erechim celebra 75 anos com festival e ações em Escolas Públicas Municipais
22/08/2025
Escola Estevam Carraro celebra 19 anos de histórias e vínculos com a comunidade
22/08/2025