https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/21011/caps-infantil-de-erechim-garante-acolhimento-e-cuidado-humanizado--sade-mental-das-crianas-e-adolescentes
04/08/2025
CAPS Infantil de Erechim garante acolhimento e cuidado humanizado à saúde mental das crianças e adolescentes
Serviço oferece escuta qualificada, atividades terapêuticas e integração com as famílias, reforçando a importância de uma rede de atenção especializada e afetiva.
O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) de Erechim é referência no cuidado à saúde mental de crianças e adolescentes, oferecendo um espaço de acolhimento, escuta e intervenção terapêutica em um ambiente de proteção, afeto e inclusão.
Com uma equipe multiprofissional preparada para atender diferentes demandas emocionais e comportamentais, o CAPSi desenvolve ações que vão além do atendimento clínico, criando oportunidades de convivência, ludicidade e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. As atividades promovidas no serviço buscam integrar o cuidado terapêutico com momentos de socialização, permitindo que as crianças se expressem, resgatem suas potencialidades e se desenvolvam de forma plena.
De acordo com o secretário de Saúde, Vianei Mueller, o CAPSi tem um papel estratégico na rede de atenção à saúde mental. “Cuidar da saúde mental das crianças é uma responsabilidade de toda a sociedade. O CAPSi é um espaço onde os pequenos encontram acolhimento, escuta e atividades que ajudam no seu desenvolvimento emocional, sempre em parceria com as famílias. É uma política pública essencial, que trabalha de forma contínua para garantir que nenhuma criança ou adolescente fique desassistido”, afirma.
O serviço também destaca a importância da ludicidade como ferramenta terapêutica. Atividades culturais, recreativas e de integração são parte fundamental das estratégias de cuidado, reconhecendo o brincar como um direito e um caminho potente para o desenvolvimento emocional saudável.
O CAPSi de Erechim segue como um ponto de apoio essencial para famílias que enfrentam desafios relacionados à saúde mental infantojuvenil, consolidando uma rede de atenção humanizada e eficiente, onde o cuidado começa com o olhar atento e a escuta acolhedora.
Fotos: SMS PME
04/08/2025
Saúde de Erechim apresenta balanço do primeiro semestre com avanços em infraestrutura, prevenção e reconhecimento nacional
04/08/2025
Saúde bucal e qualidade de vida na terceira idade são temas de roda de conversa na UBS Estevam Carraro
01/08/2025
Secretaria de Saúde alerta para riscos de leptospirose e reforça importância da prevenção durante o período de chuvas
01/08/2025