Prefeitura Municipal de Erechim - Quase 1 milhão de metros quadrados de loteamentos residenciais licenciados em 2023
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/18926/quase-1-milho-de-metros-quadrados-de-loteamentos-residenciais-licenciados-em-2023

28/11/2023

Quase 1 milhão de metros quadrados de loteamentos residenciais licenciados em 2023

Um loteamento bem planejado é essencial para evitar problemas futuros e é por isso que os mesmos são passíveis de licenciamento ambiental. A gestão eficiente da sua implantação começa com um planejamento adequado que inclui a obtenção das licenças, o que garante que os loteamentos sejam executados de forma a minimizar seus efeitos negativos sobre o meio ambiente.



Além disso, licenciar estes espaços se faz necessário para garantir que a urbanização seja realizada de maneira responsável, considerando aspectos como a preservação de áreas verdes, proteção dos recursos hídricos e implantação de projetos de arborização urbana, com o objetivo de criar espaços de moradia em harmonia com o meio ambiente.



O processo de licenciamento ambiental de loteamentos envolve diversas etapas e em todas elas, inclusive durante a execução do loteamento, é preciso realizar monitoramentos periódicos e seguir as diretrizes estabelecidas na licença ambiental.



Somente no ano de 2023, no período de janeiro a novembro, a Diretoria de Licenciamento Ambiental licenciou quase 1 milhão de metros quadrados de loteamentos residenciais que estão sendo construídos ou em processo de aprovação, mediante a licença prévia. No total, foram emitidas sete licenças prévias, nove licenças de instalação e quatro licenças de operação.



No quadro temos um resumo dos dados levantados pela Diretoria de Licenciamento Ambiental com as informações das metragens dos loteamentos licenciados em 2023 na cidade de Erechim, incluindo o novo Distrito Giácomo Madalozzo. Destaca-se a soma de quase 180 mil metros quadrados preservados de área verde nestes locais.



Os loteamentos são áreas planejadas que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento urbano pois além de suprirem a demanda habitacional trazendo esperança a quem sonha com a moradia própria, os loteamentos impulsionam a atividade econômica local, geram empregos e atraem novos moradores e empresas para se instalarem no local.