Prefeitura Municipal de Erechim - Hospital Santa Terezinha já realizou mais de 7.600 procedimentos cirúrgicos em 2023
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/18789/hospital-santa-terezinha-j-realizou-mais-de-7600-procedimentos-cirrgicos-em-2023

25/10/2023

Hospital Santa Terezinha já realizou mais de 7.600 procedimentos cirúrgicos em 2023

Quatro carros de anestesia estão em manutenção, por isso, foram locados equipamentos para manter o fluxo normal dos procedimentos cirúrgicos.

Recentemente o bloco cirúrgico do Hospital Santa Terezinha foi inundado em decorrência do excesso de chuvas e o deslocamento de uma tubulação da rede de escoamento, o que gerou transtornos e desdobramentos negativos. Em virtude do contratempo, ocorreram problemas técnicos em alguns equipamentos, como por exemplo, dois carinhos de anestesia. Inicialmente, para não prejudicar o fluxo dos trabalhos, a instituição de saúde buscou empréstimos dos mesmos equipamentos com instituições parceiras: o Hospital de Caridade de Erechim, a Unimed Erechim e o Centro Hospitalar Santa Mônica.

 

Atualmente a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE), está com quatro carros de anestesia em manutenção técnica, que será realizada por equipe especializada que deverá vir a Erechim em novembro. Após avaliação técnica, poderá haver a necessidade de substituição de peça o que provavelmente poderá prolongar o tempo para resolver os problemas. Por esta razão, para manter o fluxo normal dos procedimentos cirúrgicos e considerando que alguns equipamentos foram devolvidos, a instituição locou, em caráter excepcional, dois carros de anestesia que já estão no bloco cirúrgico.

 

Mais de 7.600 procedimentos cirúrgicos em 2023

 

Até o dia 24 de outubro, o hospital de referência regional realizou para a comunidade SUS mais de 7.600 procedimentos cirúrgicos e tem a previsão de fechar o ano com aproximadamente 10.000 cirurgias realizadas.

 

“Todos os esforços estão sendo adotados para manter o ritmo dos trabalhos e também as ações e serviços aos usuários da rede pública de saúde”, destacam os diretores da FHSTE.

 

Os diretores ainda lembram que estão atravessando um ano atípico, com fortes chuvas que trouxeram entraves para a instituição e também sérios problemas orçamentários. “Mesmo com as dificuldades financeiras não foi paralisado nenhum serviço até o momento e estamos verificando que outros hospitais do estado estão fechando leitos clínicos e de UTI. Todos os esforços são válidos neste momento de adversidades", destaca a direção do Hospital Santa Terezinha.