Prefeitura Municipal de Erechim - Educação Infantil de Erechim é pauta no XIX Encontro Estadual e Fórum Gaúcho
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/18078/educao-infantil-de-erechim--pauta-no-xix-encontro-estadual-e-frum-gacho

26/05/2023

Educação Infantil de Erechim é pauta no XIX Encontro Estadual e Fórum Gaúcho

Evento aconteceu nesta sexta-feira em Porto Alegre.

Nesta sexta-feira (26), a secretária de Educação, Verenice Lipsch, a coordenadora da Educação Infantil, Andressa Confortin, a diretora da EMEI Copas Verdes, Mirian Poletto e a vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Márcia Lando Borges representaram o Sistema Municipal de Ensino no XIX Encontro e Fórum Gaúcha de Educação Infantil, que aconteceu em Porto Alegre.

 

A secretária de Educação de Erechim, Verenice Lipsch fez parte da mesa de abertura do evento, juntamente com a Defensora Pública, Aline Caspani Collet (NUDECA-DPE/RS), representante do mandato da Dep. Bruna Rodrigues (Frente Parlamentar pela Garantia de Vaga na Creche/ALERGS), profa. Ms. Fabiane Bitello Pedro (UNCME RS), profa Dra. Maria Luiza Rodrigues Flores (SAM 2023/EI na Roda) e a profa Dra. Viviane Ache Cancian (Mieib), que debateram sobre os Retratos da Educação Infantil no Estado e os Planos de Educação em foco.

 

A secretária Verenice apresentou os dados da Educação Infantil do município, destacando o atendimento em tempo integral, que com a compra de vagas, passa a 3.500 estudantes. Ela destacou ainda, sobre a formação de professores e a construção de um currículo que garanta o direito das crianças.

Espaço de discussão e reflexão

 

A diretora Miriam Poletto, comentou que a oportunidade em participar do Fórum Gaúcho da Educação Infantil a deixou muito feliz, pois é um espaço de discussão e reflexão sobre as infâncias. "Esse momento oportunizou conhecer a realidade do Estado no que diz respeito à Educação Infantil. Percebemos como o município de Erechim avançou e vem avançando a cada dia na maneira como conduz o olhar e o respeito à infância. A fala da secretária Verenice foi de fundamental importância, pois trouxe a realidade do nosso município e que é possível olhar para a Educação Infantil de forma respeitosa para com a criança e com a infância. Compartilhar o trabalho desenvolvido em nossa escola nos deixou emocionadas, é uma trajetória linda, na qual todos que fazem parte do cotidiano, trilha a cada dia uma trajetória de aprendizado, encantamento, descoberta e respeito à criança”, destacou a diretora da EMEI Copas Verdes.

 

Região representada

 

A segunda vice-presidente da região da AMAU dos Conselhos Municipais de Educação e também vice-presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Márcia Lando Borges destacou que se sentiu honrada em poder representar a UNCME/RS no Fórum Gaúcho de Educação Infantil.

 

“É um momento de muito orgulho e de responsabilidade estarmos participando, enquanto Conselho Municipal de Educação de Erechim, do XIX Encontro Estadual do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil. É um diálogo potente sobre a Educação que envolve diversas Instituições, Órgãos e Entidades comprometidas com esse importante nível da Educação Básica que é a infância, em que se percebe o olhar atento não só ao presente das crianças, mas com estratégias para o futuro. E em momentos como esse é que se percebe que a Educação do nosso Município está avançando cada vez mais, em que o trabalho desenvolvido em nossas Escolas Públicas Municipais está em constante progresso”, explicou Márcia Lando Borges.