Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Saúde dá passo histórico no setor de tecnologia do município
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17695/secretaria-de-sade-d-passo-histrico-no-setor-de-tecnologia-do-municpio

06/03/2023

Secretaria de Saúde dá passo histórico no setor de tecnologia do município

Dessa forma, o paciente não precisa mais se deslocar até a Secretaria de Saúde, para os agendamentos e autorizações de consultas e exames

A Secretaria de Saúde, está iniciando a adequação de trâmites dos Encaminhamentos para Consultas Especializadas e Exames.

Na sexta-feira (3), o Setor de Informática e Setor de Regulação, realizaram o treinamento das coordenadoras e agentes executivos administrativos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para iniciar a implantação do encaminhamento eletrônico.

Atualmente o encaminhamento é entregue ao paciente que leva até a Secretaria de Saúde, com cópia dos documentos.

A partir desta segunda-feira (6), este encaminhamento será realizado pelas Unidades Básicas de Saúde, que enviarão para o Setor de Regulação o Encaminhamento Médico com os dados do paciente.

Dessa forma, o paciente não precisa mais se deslocar até a Secretaria de Saúde, para os agendamentos e autorizações de consultas e exames.

Esse primeiro passo de adequação dos trâmites dos Encaminhamentos para Consultas Especializadas e Exames, visa criar uma nova rotina com os pacientes onde o contato direto será com a UBS do seu bairro.

O segundo passo, será realizar o Encaminhamento Eletrônico, onde o paciente fará consulta na UBS, o médico preencherá o Encaminhamento via sistema, tramitando automaticamente para o Setor de Regulação.

“Assim que as equipes envolvidas, estiverem treinadas e com as condições técnicas necessárias, o encaminhamento será totalmente eletrônico. Para isso, estamos com a Unidade Básica São Cristóvão como Unidade Piloto, a fim de visualizarmos e sanarmos as pendências do fluxo e sistema”, explica a titular da pasta de Saúde, Éclesan Palhão.

Ainda, esta demanda é um dos objetivos da Secretaria de Saúde que, desde o início da gestão projetou a digitalização dos processos. “Estamos cumprindo com uma meta estabelecida no início deste mandato e que precisamos de um tempo de maturação para que o projeto fosse efetivado na prática, pois era preciso treinamento, sistema informatizado, mudança de comportamento e de hábitos de trabalho. Agora, estamos vendo se concretizar nessa dinâmica um dos nossos maiores objetivos relacionados aos pacientes da Saúde: fazer com que as pessoas se desloquem o menos possível para terem suas demandas de Saúde resolvidas’, finaliza a titular da pasta, Éclesan Palhão.