Prefeitura Municipal de Erechim - Promover e dar suporte à agricultura do município
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17464/promover-e-dar-suporte--agricultura-do-municpio

27/12/2022

Promover e dar suporte à agricultura do município

Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar levou internet para todas as 34 comunidades no interior, doou 2546 mudas frutíferas, realizou 12 Feiras nas Escolas, centenas de Inspeções Municipais, fez a recuperação de quilômetros de estradas, mais de 150 acessos e pátios e oportunizou mais de 5 mil horas-máquina para terraplanagem nas propriedades rurais


A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar de Erechim realiza uma série de serviços de fomento e suporte à agricultura do município. Entre as ações estão a realização do Programa Porteira Adentro; Projeto Feira na Escola; Internet Rural gratuita para todas as 34 comunidades do interior; crédito agropecuário; recuperação e melhorias de estradas e acessos das propriedades rurais; doação de mudas para implantação de pomares e produção de alimentos agroecológicos; e, programa gratuito de terraplanagem para incentivar ampliação ou melhorias nas cadeias da bovinocultura de leite, suinocultura e avicultura.

O secretário, William Racoski, explica que a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar tem como objetivos fomentar a permanência do produtor rural no campo, investir em programas de produção, suporte e controle das práticas produtivas para o desenvolvimento rural do município. “As áreas de fomento envolvem, além da assistência aos feirantes e as agroindústrias, os programas de incentivo para as diferentes cadeias produtivas”, explica.

Fruticultura

Na fruticultura, são fornecidas gratuitamente as mudas e a orientação técnica, sendo que no ano de 2022 foram beneficiados por este programa 20 produtores com a doação de 2546 mudas frutíferas.

Programa Internet Rural

O Programa Internet Rural é outra iniciativa com o intuito de auxiliar o produtor rural na área da tecnologia, disponibilizando internet wi-fi gratuita na sede de 34 comunidades rurais do interior de Erechim.

Foram beneficiadas com internet as comunidades São Paulo; São Luiz; Fascicolo; Jaguaretê; KM 6 Dourado; KM 10 Dourado; KM 14 Dourado; Montanha Alegre; Rio Poço - São Luis; Santa Lúcia; São Roque; Escola Branca; Coan; Cristo Rei; Sete de Setembro; Rio Verde; Demoliner; KM 7 Corsan; São João Cascata; Argenta; Bairro Peccin; Trindade; Tigre; América; Taboão; São Brás; Rio Turvo; Santa Tereza; São Francisco; Campininha; Batistela e Desvio Becker.

Feira nas Escolas

Foi retomado e ampliado o projeto Feiras nas Escolas no município, sendo realizado 12 edições, neste ano. O Feira na Escola visa incentivar hábitos saudáveis de alimentação nos estudantes, fomentar o desenvolvimento rural, aproximar o produtor rural com o consumidor final e ampliar a cadeia produtiva e o consumo de alimentos saudáveis.

Troca-Troca e piscicultura

Além disso, a Secretaria de Agricultura auxilia no programa de Troca – Troca de sementes de milho e sorgo do governo do estado, e, também, na área de piscicultura com a compra dos alevinos.

Frinape

Com coordenação da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar de Erechim e Emater RS/ASCAR, o Pavilhão da Agricultura Familiar, na Frinape, contou com 51 expositores de agroindústrias, artesanato, flores e plantas, cachaça, vinho, queijos, embutidos, salame, mel, entre outras delícias.

Inspeção Municipal

O serviço de Inspeção Municipal de Erechim (SIM) realizou de janeiro a dezembro, deste ano, as seguintes atividades: 152 inspeções e fiscalizações em agroindústrias registradas no serviço; inspeção permanente em abate de 5.609 bovinos e 820 suínos; 290 coletas de produtos e água das agroindústrias registradas para análises laboratoriais; análise e aprovação de aproximadamente 110 atualizações de registros de produtos e croquis de rótulos de agroindústrias registradas; análise e aprovação de aproximadamente 20 novos produtos de agroindústrias registradas; análise e aprovação de documentação, bem como concessão de registro para 1 Unidade de Beneficiamento de Carnes e Derivados; análise e aprovação, para melhoria, de 03 plantas de Unidade de Beneficiamento de Carnes e Derivados; e, ampliação do escopo – Unidade de Beneficiamento de Ovos e Derivados/Granja Avícola no SISBI/SUASA.

Além disso, foram realizadas reuniões com responsáveis técnicos das agroindústrias de todos os segmentos para esclarecer assuntos pertinentes às atividades, bem como as competências e responsabilidades dos mesmos.

Houve, também, a participação da equipe técnica do SIM em 07 treinamentos on-line, promovidos por entidades diversas, totalizando 40 horas, abrangendo áreas de análise de rotulagem de produtos de origem animal, organização e competências do SUASA, entre outras.

Programa Porteira Adentro

O secretário, William Racoski, explica que o Porteira Adentro foi lançado, neste ano, e visa comprar e destinar milho aos pequenos produtores de leite e de subsistência da família, para alimentação dos animais. “Investimos, inicialmente, R$ 200 mil”, afirma.

Leite, suínos e aves

O incentivo às cadeias da bovinocultura de leite, suinocultura e avicultura, explica o secretário, William Racoski, se dá com a realização da terraplanagem para ampliação das instalações. “Os serviços de terraplanagem foram ampliados, contemplando também as pequenas movimentações de terra, incentivo de mais de 5 horas-máquina para ampliar galpão, pequenas construções, enfim, tudo que venha a agregar mais renda às atividades e melhorar a qualidade de vida das famílias do campo. Foram mais de 5 mil horas-máquina para terraplanagem nas propriedades rurais”, afirma.

Recuperação de estradas

A recuperação e melhorias de estradas no interior e de 150 acessos às propriedades rurais é um dos serviços mais importantes e disponibilizado pela secretaria. “São mais de 1300 quilômetros de estradas e estimamos que 80% delasforam recuperadas. Agora, o foco é concluir os trabalhos em andamento e seguir com a equipe fazendo as intervenções pontuais e atendendo pedidos novos.

O município tem cerca de 3 mil talões de produtores ativos e entorno de 1100 famílias de produtores rurais, que recebem atendimento da Secretaria de Agricultura. Por exemplo, também é prioridade o abastecimento de água nas comunidades rurais. No fim de 2021 até março de 2022, a secretaria destinou dois caminhões para o transporte de água, sendo que, ao todo, foram entregues mais de 3,8 milhões de litros de água potável”, observa.

Regiões

A região do Jaguarete está com as estradas quase concluídas, com quase todas as vias cascalhadas, reatando o Rio Verde e Montanha Alegre. Toda região do Pio XII foi cascalhada e todos os acessos às propriedades foram feitos, incluindo serviços de horas-máquina e as tubulações novas.

No Paca e São Francisco, todas as estradas receberam cascalho. No Coan e arredores a recuperação também foi concluída, restando algumas melhorias em alguns pontos, que por se tratar de um período muito seco, inviabiliza o patrolamento.

Na Linha Santa Lúcia foram feitas, recentemente, 11 novas tubulações, totalizando mais de 120 tubos, bem como a limpeza e alargamento da via. “Estamos concluindo todo o cascalhamento”, afirma o secretário.

Na Linha América está quase concluído os serviços de recuperação de todas as estradas, que, aliás, em 2021, receberam cascalhamento completo, e após muita chuva, ficaram intransitáveis.

“Na Linha Fassícolo também concluímos o cascalhamento em todas as vias. No Distrito de Capo-Erê restam apenas algumas vias menores, todas as principais foram melhoradas, com patrolamento e compactação. O Horto Florestal, com mais de 50 quilômetros de estradas, foi todo cascalhado, bem como os acessos às propriedades e feitos os serviços de horas-máquina. Na Campininha, foram realizadas melhorias, faltando algumas pequenas intervenções, como a colocação de tubulações e sarjetas. A equipe de bueiros tem recuperado e desobstruído várias tubulações, sendo realizado 50 novos bueiros”, relata o secretário.

Vala para silagem

Até o próximo dia 31/12/22 podem ser feitas as solicitações para a abertura, manutenção de vala para silagem, via on-line, no site da Prefeitura de Erechim, aplicativo SysCidadão ou, presencialmente, na secretaria (rua Gonçalves Dias 22).