Prefeitura Municipal de Erechim - Câmeras de videomonitoramento ajudam a combater a criminalidade
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17177/cmeras-de-videomonitoramento-ajudam-a-combater-a-criminalidade

24/10/2022

Câmeras de videomonitoramento ajudam a combater a criminalidade

Município investiu mais de R$ 1,1 milhão em novas câmeras, tem 300 pontos de monitoramento que operam 24 horas por dia, de forma integrada, transmitindo imagens em tempo real para a central de comando

 

O Projeto Sentinela, a vigilância eletrônica, é uma importante ferramenta para prevenir, combater a criminalidade e ampliar a segurança pública e o bem-estar da comunidade. Atualmente, Erechim tem cerca de 300 câmeras de videomonitoramento em funcionamento no município.

Segundo o secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social de Erechim, Mario Rossi, em 22 meses, o município de Erechim investiu mais de R$ 1,1 milhão em novas câmeras de videomonitoramento, que foram instaladas e pontos estratégicos, e na estrutura operacional do sistema de vigilância eletrônica.

“Hoje temos mais de 250 câmeras de videomonitoramento colocadas em diversas áreas da cidade. Mais de 30 câmeras de leitura de placas veiculares chegando a quase 300 pontos com monitoramento real e instantâneo”, explica o secretário.

Conforme o secretário, se incluir as câmeras das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos parques públicos esse número aumenta. “Como o Parque do Arvoredo e o Parque Municipal Longines Malinowski que terá 26 câmeras de videomonitoramento internas e nas guaritas, que farão identificação facial e contagem do fluxo de pessoas. No total, passam de 300 pontos monitorados em Erechim. O município de Erechim tem um bom cercamento eletrônico”, destaca.

13 BPM

Conforme o major da Brigada Militar, Maurício Paraboni Detoni, o Programa Sentinela é um dos maiores Projetos de Vigilância Eletrônica do País, contempla quase 300 câmeras instaladas em diversas áreas da cidade, as quais operam 24 horas por dia, de forma integrada, transmitindo imagens em tempo real para a central de comando.

“Os equipamentos foram dispostos conforme mapas de calor das áreas de maior fluxo de pessoas e indicadores de criminalidade, mostrando-se extremamente útil para prevenção e repressão de uma série de situações de violência e criminalidade, pois desde a sua implantação, no ano de 2017, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, colaborou para redução em mais de 60% dos principais indicadores de criminalidade da cidade de Erechim”, disse o major.