Prefeitura Municipal de Erechim - A internet chegou ao campo
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/17121/a-internet-chegou-ao-campo

10/10/2022

A internet chegou ao campo

A internet chegou ao campo

Rede de fibra ótica já está disponível para 32 comunidades do interiror de Erechim. Instalação está na fase final. Os investimentos do programa Investe + Erechim chegam a R$ 360 mil


Ter acesso à tecnologia, cultura, conhecimento e, principalmente, oportunizar as condições para que as famílias rurais possam produzir com bem-estar. Esses são os objetivos do projeto de internet rural, gratuita, que já está disponível para 32 comunidades do interior de Erechim, realizado pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Agricultura e do programa Investe + Erechim. Os investimentos chegam a R$ 360 mil, o projeto está na fase final de instalação, faltando as comunidades de Capo-Erê e Aurora.

Internet chegou ao campo

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, disse que a instalação transcorreu normalmente e, agora, já está disponível para praticamente todas as comunidades do interior.

A internet chegou ao campo. Ainda faltam instalar em duas comunidades, Capo-Erê e Aurora, em funçaõ de ajustes que precisam ser acertados na própria comunidade, mas já estamos resolvendo. Todas as outras estão prontas e funcionado normalmente”, comenta.

Comunidades com internet

“As comunidades com internet são São Paulo; São Luiz; Fascicolo; Jaguaretê; KM 6 Dourado; KM 10 Dourado; KM 14 Dourado; Montanha Alegre; Rio Poço - São Luis; Santa Lúcia; São Roque; Escola Branca; Coan; Cristo Rei; Sete de Setembro; Rio Verde; Demoliner; KM 7 Corsan; São João Cascata; Argenta; Bairro Peccin; Trindade; Tigre; América; Taboão; São Brás; Rio Turvo; Santa Tereza; São Francisco; Campininha; Batistela e Desvio Becker”, afirma.

Gratuita

A internet rural será gratuita nas 34 comunidades. Para acessar a rede digital o usuário precisa fazer o cadastro no primeiro acesso informando o nome e o CPF. Depois disso, o morador fica conectado.

Nova tecnologia

Neste projeto de expansão da internet para as áreas rurais, foi utilizado a tecnologia mesh, que possibilita melhor distribuição do sinal, sendo mais eficiente.

Ponto de partida

As novas redes de fibra ótica serão o ponto de partida para que as famílias consigam levar a internetaté as residências.

Transformação digital

O município está em plena transformação digital dos serviços públicos, que estão disponíveis de forma on-line. A internet rural vai facilitar, também, a solicitação de serviços pelo agricultor para área rural.

A Secretaria de Agriculturatem25serviços que podem ser acessados de forma on-line, pelo site ou via aplicativo. “Ainternet rural de Erechim vai auxiliar a modernização da agricultura de Erechim”, disse o secretário