Prefeitura Municipal de Erechim - 3º Meetup: muitas dicas, visões diferentes e valorização do local

https://www.pmerechim.rs.gov.br/noticia/16984/3-meetup-muitas-dicas-vises-diferentes-e-valorizao-do-local

01/09/2022

3º Meetup: muitas dicas, visões diferentes e valorização do local

Esse é um encontro para falar de empreendedorismo, inovação, fazer networking e trocar conhecimentos. A avaliação do evento é muito positiva’, afirma secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski

 

 

A Incubadora Tecnológica de Erechim promoveu, na noite de quinta-feira (31), em parceria com o Alamo Bar, o 3o Meetup, encontro para fazer networking, falar sobre experiências profissionais, empreendedorismo, negócios e investimentos. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, e contou com a presença do CEO da DigiFarmz Smart Agriculture, Anderson Pivotto, e o CEO e gestor da Graham Investimentos, Danilo Leonardo dos Santos.

Sair da zona de conforto

O CEO da DigiFarmz Smart Agriculture, Anderson Pivotto, iniciou a noite dizendo que não queria ser empreendedor, mas que construiu uma trajetória que possibilitou chegar a esse estágio e ser empreendedor. “A DigiFarmz ajuda os produtores a tomar as melhores decisões, é uma plataforma digital que auxilia o produtor a aumentar a sua produtividade em até 18 sacos por hectare repassando orientações baseadas no contexto do produtor rural. Por exemplo, onde ele planta, genética das sementes, quais defensivos são mais efetivos, então, a gente fala que somos o waze do agro, porque orientamos os produtores a chegar ao caminho do aumento de produtividade”, disse.

Anderson Pivotto destaca que a primeira questão para empreender é o desconforto, não se confortar no ambiente que se está. “Eu estava confortável na posição que eu tinha de executivo numa instituição financeira e resolvi abrir mão disso, em determinado momento, para buscar novos horizontes e novas visões. Fui pro Vale do Silício, me mudei para São Paulo, e lá me conectei com outras visões e contextos. Isso me ajudou a entender que o ecossistema de inovação é muito além de você apenas empreender e está, totalmente, baseado nos relacionamentos que se faz, com as pessoas que você se conecta, os fundos de investimentos que estão colocando dinheiro. As startups são criadas por empreendedores que querem fazer isso, mas elas demandam muita experiência de pessoas do mercado para poder ajudar elas nos novos ciclos de crescimento. É preciso sair da zona de conforto e criar relacionamentos”, disse.

Valorizar Erechim e as empresas locais

A segunda conversa da noite foi com o CEO e gestor da Graham Investimentos, Danilo Leonardo dos Santos, que contou a sua história de vida e profissional, como empreendedor em Erechim da Graham Investimentos. “A única empresa de investimentos sediada em Erechim que gera oportunidades para investidores, clientes, criando vários empreendedores”, disse.

Danilo Leonardo dos Santos ressaltou que para empreender é preciso ter perseverança, sonhar alto, ter muita dedicação e, principalmente, acreditar que é possível. “Nada é fácil, mas é possível, tem quer acreditar e se dedicar que as coisas acontecem. É muito importante ter os relacionamentos porque são a base de muitos negócios”, disse.

“Muitas vezes as pessoas acabam não dando o devido valor ao município de Erechim, que tem muitas oportunidades, tem muita coisa boa acontecendo aqui, é uma cidade sensacional, vamos valorizar as empresas e os talentos locais”, destaca.

Evento é um sucesso

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, o Meetup já é uma referência para as pessoas, que sabem que ele irá ocorrer uma vez por mês. “Esse é um encontro para falar de empreendedorismo, inovação, fazer networking e trocar conhecimentos. A avaliação do evento é muito positiva. E isso mostra cada vez mais a força da nossa cidade, indústria, comércio, prestação de serviços, construção civil, somos uma economia diversificada, pujante com força empreendedora, que está no nosso DNA”, afirma.

Presença de empreendedores e empresas

“Esse é o nosso 3o Meetup que tem como objetivo reunir todo o ecossistema de inovação da cidade de Erechim. Criar um ambiente mais disruptivo, descontraído, para trabalhar o networking, fazer contatos, conexões e prospectar novos negócios”, disse o diretor da Incubadora Tecnológica, Fabrício de Oliveira.

Ele ressalta que as duas edições anteriores foram um sucesso e a avaliação do evento foi muito positiva por parte dos participantes. “O retorno dos empreendedores é muito positivo, e a ideia é continuar com o evento até porque esta é uma programação de calendário que é realizada uma vez por mês em um local diferente. Gostaria de destacar a importância da participação das empresas, que cada vez mais estão presentes e vivendo esta experiência”, observa.