Prefeitura Municipal de Erechim - Teste do Pezinho é tema de Capacitação Regional
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/13834/teste-do-pezinho--tema-de-capacitao-regional

12/09/2019

Teste do Pezinho é tema de Capacitação Regional



O secretário adjunto da Saúde Plínio Costa Júnior abriu, na manhã desta quinta-feira (12), no Auditório do Centro Clínico do Hospital de Caridade, os trabalhos da I Capacitação Regional em Triagem Neonatal “Teste do Pezinho”.


A realização é da Prefeitura de Erechim, execução da Secretaria Municipal de Saúde – Programa Materno Infantil e 11ª Coordenadoria Regional de Saúde – CIES, NURESC. Como apoiadores o Hospital de Caridade e a Fundação Hospitalar Santa Terezinha.


Com carga horária de 4 horas, é ministrado em duas turmas, manhã e tarde, e atinge os profissionais da saúde envolvidos na triagem neonatal, estudantes e gestores.


Abrindo os trabalhos, Plínio Costa Júnior agradeceu a todas as pessoas envolvidas na realização do evento que, segundo ele é de extrema importância para a saúde das crianças. “Um tema importante que sempre nos coloca de frente com novos estudos e resultados. Hoje o Teste do Pezinho já está impregnado na população. Precisamos, cada vez mais melhorar a saúde e a vida das pessoas”.


O Ministério da Saúde recomenda a realização do teste durante o terceiro e o quinto dia de vida do recém-nascido, pois ele detecta precocemente doenças, entre elas a fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, hemoglobinopatis, deficiência de biotinase, hiperplasia adrenal congênita e doença falciforme, permitindo desta forma o tratamento precoce, evitando graves distúrbios funcionais, neorológicos e motores, próprios da evolução clínica das doenças.


A coleta do teste do pezinho acontece na atenção básica de saúde e em maternidades quando o recém-nascido fica internado por mais de cinco dias. A capacitação para a coleta, organização do fluxo, sensibilização dos profissionais envolvidos no processo completo da triagem e na importância de cada membro da equipe requerem cuidados especiais para que os resultados desejados sejam obtidos.


Para falar sobre o tema, está em Erechim Simone Martins de Castro, que possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas e Doutora em Ciência Biológicas também pela UFRGS. Na coordenação do evento, Miriam Regina Cecconello da Secretaria Municipal de Saúde e Eliana Sandra Lira – CIES, NURESC, 11ª Coordenadoria Regional de Saúde.