Prefeitura Municipal de Erechim - Capacitação Regional em Triagem Neonatal
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/13828/capacitao-regional-em-triagem-neonatal

11/09/2019

Capacitação Regional em Triagem Neonatal

Capacitação Regional em Triagem Neonatal



Numa parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde – Programa Materno Infantil e 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (CIES, NURESC), acontece no próximo dia 12 (quinta-feira) no Auditório do Centro Clínico do Hospital de Caridade de Erechim, a I Capacitação e atualização em Triagem Neonatal “Teste do Pezinho”.


Com apoio do Hospital de Caridade e da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, com carga horária de 4 horas para os turnos da manhã e tarde (turmas 01 e 02), busca atingir profissionais de saúde envolvidos na triagem neonatal, estudantes e gestores.


Na coordenação do evento Mirian Cecconello da Secretaria Municipal de Saúde e Eliana Sandri Lira – CIES, NURESC e 11ª Coordenadoria Regional de Saúde.


No conteúdo programático está a apresentação dos fluxos do progresso da triagem neonatal, recepção das amostras, etiquetagem e expedição de resultados, controle da qualidade das amostras recebidas, saturação, material insuficiente, diluição, problemas técnicos, hemólise, precocidade, fungos, processo de execução das amostras, reconvocação dos casos suspeitos e confirmados (busca ativa), discussão de problemas específicos do serviço, importância da triagem neonatal, doenças detectadas e o papel do agente comunitário de saúde no processo de triagem neonatal.


Como palestrante Simone Martins de Castro, com formação em farmácia e bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Ciência Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.


Programação:


Turma 01 (Manhã)


7h45: Credenciamento


8h15: Abertura


8h30: Início dos trabalhos


12h: Encerramento


Turma 02 (Tarde)


13h: Credenciamento


13h15: Abertura


13h30: Início dos trabalhos


17h: Encerramento


Inscrições: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=50089>