Prefeitura Municipal de Erechim - Famílias que ajudaram a construir Erechim recebem Comenda
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/13676/famlias-que-ajudaram-a-construir-erechim-recebem-comenda

19/07/2019

Famílias que ajudaram a construir Erechim recebem Comenda



Foram recepcionados no Salão Nobre da Prefeitura na tarde desta sexta-feira (19), para a entrega do Título Honorífico “Comenda Erechim 100 anos – Aqui é nossa casa”, representantes de 20 famílias homenageadas que receberam a condecoração oficial – medalha – que reconhece os destaques dessa terra e concede aos homenageados um símbolo do que significam no centenário de Erechim.


Um momento de resgate da história dos pioneiros que tiveram participação significativa através do trabalho, do convívio em sociedade, do engajamento efetivo. Daqueles que abriram portas e novos horizontes para gerações futuras. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Administração avalizada pelo prefeito Luiz Francisco Schmidt.


Um gesto de amor:


O prefeito Luiz Francisco Schmidt enalteceu a trajetória de vida de cada representante das famílias homenageadas. “Uma grande oportunidade de destacar a história e a trajetória de cada uma, da amizade e da convivência com todos aqui presentes. Quero acreditar em bons dias para Erechim, pois estamos construindo uma cidade diferente. Esta homenagem é um gesto de amor, e que cada um continue construindo esta cidade que todos nós amamos”.


“História contada pelos desbravadores”


O secretário da Administração Valdir Farina, em sua manifestação, pontuou a oportunidade para refletir sobre a trajetória dos 100 anos de história contada pelas famílias dos desbravadores que fizeram de Erechim um grande município.


“Ela começa com os imigrantes que fincaram raízes nesta terra desconhecida, mas acreditando nos sonhos desta colônia, que foi transformada graças a força do trabalho dos nossos antepassados, num município próspero e ordeiro. Cabe a nós, agora, projetar o seu futuro. Uma hora de reverenciar os nossos imigrantes pioneiros. Tantas etnias que deixaram seus países e se arriscaram a atravessar oceanos vindos da velha Europa, sonhando em conhecer a América”, pontua.


Honra:


O presidente do Poder Legislativo, Alderi Oldra, destacou o momento como uma grande honra em poder participar da entrega da Comenda. “Uma oportunidade para poder honrar pessoas que ao longo dos anos marcaram nossa história. De reconhecimento aos feitos destas famílias que recebem a justa homenagem, de homens e mulheres que ajudaram a construir nossa Erechim”.


Do título:


O Título Honorífico “Comenda 100 Anos – Aqui é nossa casa”, compreende a entrega de 100 medalhas em cinco diferentes datas. São contempladas 20 famílias em cada oportunidade. As próximas entregas de medalhas acontecem nos dias 26 de julho, 2 e 9 de agosto. Os eventos ocorrem no Salão Nobre, sempre às 14h. Cada família homenageada receberá uma medalha em comemoração ao Centenário de Erechim.
Famílias homenageadas no segundo evento:


Dexheimer
Giacomini
Amorim
Batistus
Giaretta
Balvedi
Anzanello
Caron
Dezordi
Frey
Giaretton
Andreolla
Giacomuzzi
Demoliner
Carraro
Pedrollo
Pezzin
Silva
Menegatti
Kavrokóv