Prefeitura Municipal de Erechim - Lançado oficialmente o Acampamento Farroupilha 2018
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12503/lanado-oficialmente-o-acampamento-farroupilha-2018

17/08/2018

Lançado oficialmente o Acampamento Farroupilha 2018

 

O lançamento oficial do Acampamento Farroupilha 2018 foi feito na noite desta quinta-feira (16) no Parque da ACCIE. Convidados, dentre eles autoridades, representantes de entidades e imprensa, conheceram detalhadamente a programação preparada para este ano. De 7 a 20 de setembro oficinas, música, danças e outras atividades, ocuparão o grande espaço do Parque da ACCIE para mostrar a cultura e a tradição gaúcha.

 

No seu pronunciamento, o prefeito Luiz Francisco Schmidt destacou o esforço dos que se dedicam a realizar este evento todos os anos e a mantê-lo com o mesmo nível desde seu início. “O empenho de cada um que cultiva o tradicionalismo para que esta e outras gerações vejam sua importância, é louvável. Acredito que as parcerias e colaboração mútua permitem que façamos desta 10ª edição uma bela festa”, declarou.

De encontro a este pensamento, Cleusa Sotoriva, Coordenadora da 19ª Região Tradicionalista, agradeceu o apoio recebido para viabilizar o Acampamento Farroupilha deste ano: “teremos 20 galpões instalados e eles são exemplo dos que seguem acreditando que é possível fazer este evento mesmo em meio às dificuldades. O governo municipal está entre os que uniram esforços conosco”. Como patrono desta edição, Armelindo Rosset.

Culto as tradições:

A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas, transcendendo o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho. Ela envolve toda a população do Estado, se não fisicamente nos locais organizados para festejos, participando das iniciativas do comércio, dos serviços públicos, das instituições financeiras ou das indústrias.

Em Erechim, o Acampamento Farroupilha nasceu no ano de 2009, através da iniciativa do então presidente do Poder Legislativo, vereador Cezar Caldart e recebeu o apoio do Poder Executivo e demais instituições que se fazem parceiros até hoje.

Inicialmente as festividades ocorreram no Seminário Nossa Senhora de Fátima onde se erguia uma verdadeira cidade ligada ao tradicionalismo e com apresentações que recebiam milhares de pessoas. A pedido do Bispo Dom José Gilson, o Acampamento Farroupilha passou para o parque da ACCIE, local que garante maior infraestrutura para a instalação de Praça da Alimentação, Feiras, Parque de Diversão e outras atividades que já vem ocorrendo em edições anteriores.

A Saga Farroupilha:

As comemorações da Revolução Farroupilha - o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais - relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha.

A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-rio-grandenses como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República Rio-Grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital.