Prefeitura Municipal de Erechim - Defesa Civil Municipal participa de Seminário Internacional em Santa Catarina
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/12006/defesa-civil-municipal-participa-de-seminrio-internacional-em-santa-catarina

19/03/2018

Defesa Civil Municipal participa de Seminário Internacional em Santa Catarina

Defesa Civil Municipal participa de Seminário Internacional em Santa Catarina
Defesa Civil Municipal participa de Seminário Internacional em Santa Catarina

A coordenação da Defesa Civil Municipal participou do II Seminário Internacional de Proteção e Defesa Civil, realizado em Florianópolis/SC, entre os dias 13 e 14 de março. De Erechim, participaram o coordenador Natival de Freitas Junior e o adjunto Anderson Soliman. O evento contou com diversas palestras, apresentações e discussões sobre a gestão de riscos e desastres, inclusive com personalidades internacionais. 
Entre os objetivos do evento estão comparar e analisar diversas políticas públicas - urbana, da saúde, educação e assistência social -, relacionadas com a Redução de Riscos e Desastres (RRD) no Brasil, na América Latina e no mundo. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Erechim, Natival
de Freitas Junior, o evento também propôs analisar mudanças climáticas, com enfoque na questão dos migrantes e refugiados, experiências e lições sobre monitoramento e alertas prévios, verificar opções de desenvolvimento, resiliência e sustentabilidade, apresentar experiências exitosas e estudos de caso das Defesas Civis Municipais do país e refletir sobre a logística humana e a gestão de risco. 
“A apresentação dos temas e experiências relacionadas com o desenvolvimento da Defesa Civil e seu sistema nos vários níveis de atuação é muito eficaz na propagação de conhecimentos técnicos, potencializando a melhoria da gestão de riscos e desastres no Brasil. Portanto, os conhecimentos contribuirão também para o aprimoramento das ações de proteção e defesa civil, e assim tornando o município ainda mais eficiente na prevenção e resposta a desastres,” comenta.

O grupo ainda conheceu o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), na quinta-feira (15), que será inaugurado em maio, e sua nova estrutura de gerenciamento de riscos de desastres de Santa Catarina.