Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Agricultura: Pontes, bueiros e estradas novas para um interior produtivo e feliz.
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11582/secretaria-de-agricultura-pontes-bueiros-e-estradas-novas-para-um-interior-produtivo-e-feliz

11/08/2017

Secretaria de Agricultura: Pontes, bueiros e estradas novas para um interior produtivo e feliz.

 

 

Recuperar pontes e bueiros destruídos pelas chuvas tem ocupado boa parte do tempo do setor de construção civil da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar. Em condições críticas, a maioria delas não resistiu as chuvas intensas do primeiro semestre do corrente ano não resistiu à força da natureza e ruiu, deixando algumas regiões sem acesso.

 

Depois de um período de levantamento do maquinário existente no parque municipal, concentrando por orientação do prefeito Luiz Schmidt a logística e recursos humanos de três secretarias municipais: Agricultura, Obras, Desenvolvimento Econômico, foi possível estabelecer um projeto e um cronograma mínimo, explica o secretário de Agricultura Leandro Basso.

 

No fechamento do semestre o cenário das estradas começou mudar, dando lugar para o novo padrão que vem sendo implantado pelas equipes dispostas em três frentes de atividades no interior. Acostamento, elevação do leito da estradal, alargamento das pistas, sarjetas direcionadas para os córregos, compactação da pista, reforma de pontes e alguns com o assoalho todo novo, e projeto de maior impacto como é o caso no km 6 Dourado e Km 8, que terão estruturas de concreto.

 

Fazendo opção por dedicar tempo integrar para as estradas e cancelando as atividades dentro da porteira das propriedades por um período de no mínimo seis meses, os primeiros resultados começam surgir. De acordo com o cronograma em anexo o setor concentrou esforços em doze pontes, conseguindo deixar a maioria delas em condições de uso, facilitando o tráfego para o transporte escolar, e retirada da produção das propriedades. O secretário diz que ainda é cedo para comemorar um trabalho que se estenderá ao longo dos anos, visando dar um novo perfil para as estadas de responsabilidade da prefeitura de Erechim.

 

Na metade da semana o secretário visitou alguns trechos, quando aproveitou para conversar com moradores do meio rural e os integrantes das equipes que estão dedicando esforço e conhecimento na melhoria malha rodoviária municipal. Leandro Basso ressalta a dedicação dos servidores municipais e a compreensão dos proprietários rurais, pela interpretação exata desse novo momento, que exige à participação de todos na manutenção das estradas – espaços coletivos - e olhar comunitário em benefício da melhoria de vida de todos aqueles que acreditam na terra e seus frutos, e vivem ao longo de gerações alimentados pela perseverança é a fé no resultado desse amor ao trabalho. Reclamação! Só da qualidade das estradas.

 

 

No km8, é um exemplo desse apego a propriedade e a história da família. Bem no fim da linha estão os Andreolla descendentes de Leonel e Anastácia, que geraram nove filhos, sendo que alguns deles se encontram ainda cultivando as terras dos pais. Loiri e Luiz estão entre eles.