Prefeitura Municipal de Erechim - Secretário Leandro Basso implanta um novo padrão nas estradas do interior
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11577/secretrio-leandro-basso-implanta-um-novo-padro-nas-estradas-do-interior

04/08/2017

Secretário Leandro Basso implanta um novo padrão nas estradas do interior

 

Mais de 80% das estradas do interior receberam atenção da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar nos trechos mais críticos. A garantia é do secretário Leandro Basso após superar enormes dificuldades para estruturar o setor rodoviário da secretaria, recebido sem condições de atender às demandas normais, agravadas por períodos de chuvas intensas e cheias nos rios, provocando destruição de pontes e bueiros. Após da decisão do prefeito de criar uma força-tarefa reunindo concentrando equipamentos em condições de uso das secretarias de Agricultura, Obras, e Meio Ambiente, em atividades de mutirão na cidade e no interior, foi possível projetar um cronograma para o primeiro ano.

 

Seis meses depois de assumir o cargo Leandro Basso faz o projeto que idealizou para o setor rodoviário apresentar os primeiros resultados, atacando em três frentes de atividades, cobrindo cerca de seis km por semana. Num comparativo com as condições anteriores das estradas e o cenário resultante das chuvas as estradas adquiriram condições confiáveis graças ao empenho das equipes e a participação dos proprietários rurais que cederam áreas para retirada de cascalho, lembra o secretário.

 

Não foi nada fácil estabelecer metas capazes de serem alcançadas num ano de contenção de ajustes na economia e adequação do orçamento a nova realidade que o país vive, com repercussão forte nos municípios. Diante das demandas foi necessário fazer escolhas entre elas, dedicar atenção exclusiva as estradas, suspendendo atividades dentro das propriedades até o final do ano. Há um projeto paralelo de qualificação do maquinário e consequente reforço para formar uma equipe forte para o que se chama de assistência dentro porteira da propriedade, lembra o secretário.

 

No decorrer da semana o secretário Leandro Basso percorreu algumas etapas das frentes de atividades nas estradas da região do distrito de Capoerê, Cascata Nazzari, Linha Campininha e Bairro Peccin. Em alguns desses trechos já está sendo implantando o novo padrão das estradas municipais, com alargamento da pista de rodagem, abertura de valetas laterais, reformulação de bueiros, reforma de pontes, elevação do leito da estrada com o emprego de cascalho e fixação com rolo compressor.

 

Igual processo está sendo desenvolvido na estrada que passa Linha América, nas proximidades da BR 480 Erechim/Barão de Cotegipe até Povoado Coan na ERST 331 Erechim\Aratiba – estrada do Vale dos Parreirais – até a comunidade de Santa Tereza nos limites de Erechim e Barão. O secretário calcula que 20% das estradas principais estão no padrão implantado.