Prefeitura Municipal de Erechim - Campanha orienta comunidade como utilizar uma Unidade Básica de Saúde
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1122/campanha-orienta-comunidade-como-utilizar-uma-unidade-bsica-de-sade

31/10/2007

Campanha orienta comunidade como utilizar uma Unidade Básica de Saúde

Campanha orienta comunidade como utilizar uma Unidade Básica de Saúde

    O Municpio de Erechim tem a disposio da populao onze Unidades Bsicas de Sade, localizadas em vrios bairros da cidade e nos distritos de Capoer e Jaguaret. Elas funcionam das 7h30min s 11h30min e das 13h s 17h, sendo que a Unidade Bsica de Sade Centro tm horrio ampliado de segunda sexta-feira das 18h s 22h, para atender pessoas que trabalham e tem dificuldades de receber atendimento durante o dia ou de alguma consulta que seja necessria.
    Tendo como objetivo orientar a populao para a boa utilizao dos postos de sade, o Governo Erechim, atravs da Secretaria Municipal de Sade, esta realizando uma campanha voltada aos usurios, onde so repassadas informaes sobre os servios oferecidos e a utilizao consciente das UBSs.
    Inicialmente importante que a populao saiba que as Unidades Bsicas de Sade no so para atendimento de urgncias e emergncias. Estes casos so atendidos diretamente pelo pronto socorro da FHST Fundao Hospitalar Santa Terezinha, ou em situaes especiais encaminhados pelas UBSs.
    O SUS Sistema nico de Sade, criado pela Constituio Federal, de 1988, diz que a Sade direito de todos e obrigao do Estado, por Estado, leia-se Unio, Estados e Municpios. Este Diploma Legal, levou a dois aspectos importantes: a gratuidade do total dos  servios, e a universalidade do atendimento. Todos independente da classe social, econmica e financeira, e que se adaptem as normas do SUS recebero o atendimento necessrio.
    Esta universalidade e gratuidade no atendimento da Sade Pblica no pode ser confundido com o uso abusivo dos servios prestados pelo SUS Sistema nico de Sade. Abuso este que se retrata, em marcao de consultas mdicas desnecessrias, pois na data agendada o usurio no aparece; utilizao de exames de laboratrio, raio x, tomografias, ressonncias magnticas, que em muitas vezes, depois de autorizados e feitos, no so retirados pelos pacientes, e que resultam em recursos financeiros perdidos.
    O Governo de Erechim, diante dos nmeros de atendimentos feitos pelas UBSs apresentados pela Secretaria de Sade, esta convidando a populao para ser multiplicadora das informaes de como e quando se utiliza o servio da Unidade Bsica de Sade.
Vejamos os nmeros: no ano de 2006, de janeiro a dezembro, foram feitos 353.776 procedimentos e atendidas 322.738 pessoas nas UBSs de Erechim. Analisando estes indicadores e levando em considerao que o municpio tem aproximadamente 100 mil habitantes, poderamos dizer que cada pessoa foi atendida 3,2 vezes durante 2006. Mais ainda, s de janeiro setembro de 2007, foram atendidas 84.138 pessoas, isto representa que em sete meses 84% da populao de Erechim j passou pelas Unidades Bsicas de Sade.
    So mais de R$ 15 milhes de reais que a Administrao Municipal investe por ano na Ateno Bsica de Sade da populao. Com a conscientizao dos usurios e com a utilizao do sistema somente quando necessrio, mais pessoas - que realmente precisam de atendimento - tero seus males resolvidos; e mais exames ficaro a disposio dos usurios. Embora nunca tenham faltado os medicamentos que so de responsabilidade do municpio distribuir, agindo desta forma de usar quando for preciso, haver uma economia nos recursos financeiros destinados compra de medicamentos.
    Atravs desta campanha de conscientizao, e buscando a multiplicao das informaes, esto sendo distribudos nas UBSs, nos bairros atendidos pelos Agentes Comunitrios de Sade, nas Escolas Estaduais e Municipais, nas Universidades, e nos meios de comunicao, um Boletim Informativo, que explica tudo sobre o funcionamento de uma Unidade Bsica de Sade.
    Lembre-se: S procure a Unidade Bsica de Sade quando houver a necessidade de atendimento. Isso evitar o desperdcio do agendamento de consulta, e que outra pessoa que realmente precisa seja prejudicada. Colabore. A excelncia dos servios e atendimentos depende muito da participao de todos que utilizam o Sistema nico de Sade.