Prefeitura Municipal de Erechim - IV Encontro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas e Seminário Anual do COMAD
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10447/iv-encontro-de-ateno-psicossocial-em-lcool-e-drogas-e-seminrio-anual-do-comad

25/11/2015

IV Encontro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas e Seminário Anual do COMAD

Com o slogan “Jamais fomos modernos? A interdisciplinaridade na contemporaneidade”, eventos acontecem até 26 de novembro

Com o slogan “Jamais fomos modernos? A interdisciplinaridade na contemporaneidade”, eventos acontecem até 26 de novembro

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Segurança e Secretaria de Saúde - Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) e do Conselho Municipal de Políticas Públicas em Álcool e Outras Drogas (COMAD), promovem o IV ENCONTRO MUNICIPAL DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL EM ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS e o SEMINÁRIO ANUAL DO COMAD: JAMAIS FOMOS MODERNOS? A INTERDISCIPLINARIDADE NA CONTEMPORANEIDADE, que acontecem com o intuito de problematizar a interdisciplinaridade no contemporâneo, principalmente no que se refere às políticas públicas em álcool e outras drogas, fortemente fundamentadas sob a égide da Reforma Psiquiátrica e o paradigma da desinstitucionalização.

A abertura foi realizada na noite de terça-feira (24) no Auditório do Prédio 8 da URI e contou com a presença do secretário de Saúde, Plínio Costa Jr., do presidente do Legislativo, vereador Fernando Barp, do presidente do COMAD e Delegado de Polícia, Germano Lima, do delegado Regional de Polícia Civil Gerson Fraga, do capitão da Brigada Militar André Konigonis e da diretora do PROCON, Eliana Tasca.

Debates, reflexões e prática
De acordo com os idealizadores dessa quarta edição do evento, o seminário coloca a interdisciplinaridade como componente chave da constituição de campos plurais, pluridimensionais e aplicados de conhecimento em saúde mental através de debates no campo da filosofia, epistemologia e política, de modo a permitir aos participantes, reflexões sobre as práticas inter- e suas relações com a estrutura das políticas públicas e sociais contemporâneas.

Ainda, objetiva-se a criação de uma cultura profissional adequada ao contexto da saúde pública, em que os profissionais possam aderir às propostas de mudança de suas identidades profissionais convencionais para se engajarem em práticas inter- de todos os tipos, seja pelo refinamento – justo e urgente – das condições de trabalho, seja pelo compromisso renovado em fazer o melhor que se pode.

Projeto Cine Debate
Durante o evento, também foram premiados os estudantes que venceram o 3º Concurso de Redação 2016, atividade inserida no projeto Cinedebate, que hoje é desenvolvido nas escolas de Erechim, com o objetivo de repassar informações sobre o uso de álcool e outras drogas e realizar a promoção em saúde com a ampliação das possibilidades da vida. Agradecimento especial a Empresa Aurora Alimentos, que apoia o Projeto Cine Debate durante o decorrer de todo o ano letivo.

As atividades dos dias 25 e 26 serão realizadas no Auditório da Unimed.