Prefeitura Municipal de Erechim - Comandante do 13 BPM será patrono da Semana do Trânsito
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10008/comandante-do-13-bpm-ser-patrono-da-semana-do-trnsito

21/07/2015

Comandante do 13 BPM será patrono da Semana do Trânsito

Tenente coronel Pedro Wilson Pacheco foi escolhido pelos membros do COMTRAN

Comandante do 13 BPM será patrono da Semana do Trânsito

Tenente coronel Pedro Wilson Pacheco foi escolhido pelos membros do COMTRAN

Na manhã dessa segunda-feira (20) durante reunião do Conselho Municipal de Trânsito (COMTRAN), conselheiros elegeram por unanimidade o vice-presidente, tenente coronel Pedro Wilson Pacheco, comandante do 13 Batalhão de Polícia Militar (BPM), para patrono da 14ª Semana Municipal de Trânsito.
De acordo com o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Rafael Testa, desde que foi instituído patrono para a Semana de Trânsito, em 2013, o Conselho elege um representante da comunidade de Erechim que tenha desempenhado papel relevante em prol da segurança pública e do trânsito na cidade.

Pedro Wilson Pacheco
Em abril de 2014, o tenente coronel Pedro Wilson Pacheco assumia o comando do 13 Batalhão de Polícia Militar (BPM). Natural de Porto Alegre, é casado com Mirian Beatris Oro Pacheco e tem duas filhas: Pietra Caroline Oro Pacheco (16 anos) e Milena Fernanda Oro Pacheco (10 anos).
Pacheco é pós-graduado em Segurança no Trânsito pela Ulbra e tem curso de Patrulhamento de Alto Risco realizado em Los Angeles (EUA). Neste período de atuação militar, o oficial já foi condecorado com Medalha Serviços Distintos e Medalha Cel Frota, por atuações que elevaram o nome da BM diante da e com a comunidade Rio Grandense, e Medalha do Mérito Rodoviário.
Aos 14 anos Pacheco ingressou na Escola Estadual de 2º Grau da Brigada Militar (atual Colégio Tiradentes), motivado pelo pai e policial militar, Pedro Wilmar Pacheco. Em 1986 ingressou no Curso de Formação de Oficias, na Academia de Polícia Militar em Porto Alegre. Foi declarado aspirante a oficial (graduação que não existe mais no modelo atual da carreira) em 18 de novembro de 1988. Desde então prestou serviço em Porto Alegre, Três Passos, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen, Carazinho e Erechim.
Como tenente foi comandante de Pelotão em Porto Alegre e Três Passos, comandante de Pelotão da Polícia Rodoviária em Palmeira das Missões, e Chefe do Setor de Inteligência em Três Passos. Já como capitão comandou a Companhia em Erechim e Frederico Westphalen. Também foi sub-comandante de Batalhão em Carazinho e Erechim e comandante de Batalhão em Carazinho.
Desde dezembro de 2012 respondia pelo sub-comando do Batalhão de Erechim. Ainda, Pacheco presidiu o COMTRAN por três gestões e em outras três esteve à frente da vice-presidência.