Você está em: Home / Município / Apresentação / Imigração / Imigrantes Etnia Negra

Imigrantes Etnia Negra

A+ A- texto
normal

Erechim é um município com forte caldeamento de raças. É importante lembrar que a região de Erechim (antiga Colônia Erechim) pertencia a Passo Fundo até o início do século XX. A história mostra que houveram escravos em Passo Fundo e muitos destes e seus descendentes fugiram para o Alto Uruguai.

Quando chegaram os primeiros imigrantes brancos, por volta de 1910, os mesmos relataram que avistaram a presença de várias famílias negras na localidade de Dourado, município de Erechim. Portanto, a presença de negros em Erechim é ainda anterior à vinda dos imigrantes europeus, ou mesmo dos imigrantes das Terras Velhas.

A historiadora e professora Neuza Garcez entrevistou o casal Arlindo e Júlia Silva, que chegou em Erechim há 60 anos. Segundo depoimentos dos filhos deste casal, o Sr. Arlindo era descendente de escravos. O casal, sentindo a necessidade de um local para congraçamentos e festividades dos de sua origem, resolveram fundar um clube, cujo nome era Sociedade 13 de Maio.

A Sociedade 13 de Maio, no início, foi uma entidade exclusiva para negros. Os bailes eram mensais ou quinzenais, com pessoas elegantemente vestidas, e muita música ao vivo para animar os participantes. O conjunto Moron foi um dos que mais vezes abrilhantou as danças, assim como a Bandinha do Caneco, Estrelas, Àguias Negras e Os Ipanemas.

Não existem dados referentes ao número de negros que teriam vindo antes ou depois da colonização oficial. Apesar disso, é interessante perceber que o fato de terem um clube próprio (até a década de 80) atesta a participação, a organização e a presença marcante dessa etnia em Erechim.

Onde conhecer a cultura negra?

Cultura Negra
Presidente: Eva Maria da Costa
Endereço: Rua Davi Tonin, bloco 214, apto 31
Telefone: (54) 3519-2318

Etnia Negra
Presidente: Monique Miekiewicz
Endereço: Rua João Tormen, 500
Telefone: (54) 3519-6407

Centro Cultural Africano
Presidente: Roberto Bahia da Silveira
Endereço: Praça Júlio de Castilhos, Estação Ferroviária s/n
Telefone: (54) 9988-1386

Grupo MENE
Presidente: Maurício Antunes
Endereço: Rua João Zanetti, 151
Telefone: (54) 9611-7378