Prefeitura Municipal de Erechim - Imigrantes Etnia Israelita Conteúdo

Imigrantes Etnia Israelita

Os primeiros colonos judeus vieram instalar-se em Quatro Irmãos por volta de 1911, através da empresa Jewish Colonization Association (ICA) - uma entidade filantrópica com o objetivo de assistir os judeus que quisessem emigrar de países onde foram perseguidos ou economicamente oprimidos.

Cada família recebia, além da colônia, casa de moradia e galpão, 4 mil metros de arame farpado, 14 vacas, 4 bois, um touro, 2 cavalos, uma carroça e instrumentos de cultivo de terra.

Os colonizadores dedicaram-se principalmente ao cultivo de trigo, milho, mandioca, à criação de gado bovino e à produção de laticínios. Instalaram aos poucos uma sinagoga, escola, matadouro e um hospital.

Desde 1920, reuniam-se para comemorar as festas religiosas. Em 1934 fundaram a Sociedade Cultural Beneficente Israelita.

Os israelitas em nosso município deixaram um importante legado na agricultura, pecuária e comércio. Atualmente, Erechim conta com aproximadamente sessenta famílias israelitas, constituindo-se na maior comunidade israelita do Estado.

Onde conhecer a etnia israelita?

Sociedade Beneficente Israelita de Erechim
Presidente: Maurício Agronionik
Endereço:  Av. Pedro Pinto de Souza, 131
Telefone: (54) 3522-1401