Você está em: Home / Município / Apresentação / Imigração / Imigrantes Etnia Italiana

Imigrantes Etnia Italiana

A+ A- texto
normal

Em 1926 a cidade de Erechim tinha 1.500 habitantes. Destes, 90% eram descendentes de italianos, tanto na cidade como no interior. Muitos vieram diretamente da Itália, especialmente da Região de Vêneto. As Terras Velhas, hoje municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Antônio Prado contribuíram grandemente na imigração italiana em Erechim e Região.

As primeiras famílias chegaram em nossa cidade por volta de 1910 através da Ferrovia. Entre os pioneiros, encontramos nomes como Antenor Pedrollo, Paulo e Elisa Vacchi, Eugênio Isoton, PedroLongo, José Bonaldo, Bortolo Balvedi, João Massignan, Júlio Trombini, João Carlone e Attilio Assoni - que instalou o primeiro engenho de serra e a primeira casa de alvenaria.

Os imigrantes italianos, ao longo de várias décadas foram modificando a fisionomia social da região com seus valores espirituais, culturais e materiais. É importante ressaltar que a maioria dos imigrantes vinham em busca de uma vida melhor para si e para seus filhos. A marca da etnia italiana é muito forte na cidade e no interior nas áreas econômica, política, social, cultural, religiosa e artística.

Onde conhecer a etnia italiana?


FAINORS (Federação das Associações Italianas do Norte do Rio Grande do Sul)
Presidente: Gertrudes Reolon Castilhos
Endereço: Torres Gonçalves, 731 - Centro
Telefone: (54) 3321-2709

Grupo Gillé
Presidente: Elias Demarco
Endereço: Rua Pedro Pinto de Souza, 437/31
Telefone: (54) 3321-1474

Sociedade Ítalo-Brasileira Avanti
Presidente: Charles Oldoni
Endereço: Rua Bento Gonçalves, 651
Telefone: (54) 3321-4861