Prefeitura Municipal de Erechim - Unidades Básicas de Saúde Conteúdo

Unidades Básicas de Saúde

Diretoria de Unidades Básicas de Saúde


 


Coordenadora:  Daniele Picnini


Endereço: Av. Santo Dal Bosco, 200
Fone: (54) 3522 7200 Ramal 8926


 


 


As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) se constituem em porta de entrada do Sistema Único de saúde, realizando atendimentos de promoção da saúde, prevenção de doenças e reabilitação.  Na rotina diária, utilizando o modelo de atenção básica, se pratica o cuidado continuado e coordenado dos usuários, a busca ativa e o atendimento de demandas programadas e espontâneas, com prioridade de gestantes, idosos e crianças. Isso se dá por meio de consultas, atendimentos odontológicos, coletas de material para exames laboratoriais, fornecimento de medicamentos e diversos procedimentos de enfermagem (curativos, retirada de pontos, aferição de sinais vitais, glicemia capilar, aplicação de vacinas, nebulização, aplicação de medicamentos, atividades coletivas, coleta de exame preventivo do colo uterino, etc).


 


Seguindo a proposta da Rede de Atenção à Saúde (RAS), por meio de suas equipes multiprofissionais e estratégias de saúde da família, assumem a responsabilidade sanitária dos usuários de seu território. E desta forma realizam os encaminhamentos de referência e contra-referência diante de uma maior complexidade. Existem diversos serviços estruturados e articuladas com as UBSs para oferecem o cuidado especializado, sendo: ambulatório de saúde mental, Centro de Apoio Psicossocial II e AD, Centro de Referência em Saúde da Mulher, Centro de especialidades médicas, serviço de atendimento de fisioterapia, nutrição e fonoaudiologia, Centro de referência em assistência social.



Quais as funções das Unidades Básicas de Saúde?



# Consultas médicas ambulatoriais
# Procedimentos odontológicos
# Coleta para exames de laboratório
# Curativos e aplicações de injeções
# Imunizações - aplicações de vacinas
# Verificação de pressão arterial
# Coletas de preventivos
# Exames em gestantes
# Encaminhamento para consultas médicas no centro de especialidades e no ambulatório de saúde mental
# Encaminhamento para exames de média e alta complexidade
# Distribuição de medicamentos

Quantas são?


São 13 as Unidades Básicas de Saúde no município de Erechim:  UBS Centro; UBS Progresso; UBS São Vicente de Paulo; UBS Paiol Grande; UBS Presidente Vargas; UBS Aldo Arioli;  UBS São Cristóvão; UBS Estevam Carraro; UBS Atlântico; UBS Bela Vista; UBS Capoerê e UBS Jaguaretê, UBS Prisional.


Horário de Funcionamento:


Manhã: 7h30min às 11h30min
Tarde: 13h às 17h


Unidade Municipal de Referência - UBS Centro: 7h30 às 19h30.


# Fora destes horários e nos fins de semana, a população deve procurar a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (Rua Itália, 919).