Você está em: Home / Governo / Estrutura de Governo / Secretarias Municipais / Sec. Saúde / Unidades Básicas de Saúde

Unidades Básicas de Saúde

A+ A- texto
normal

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são realizados os atendimentos na atenção básica à saúde, priorizando a gestante, a criança e o idoso. São nelas também que são realizadas as coletas para exames laboratoriais básicos e a distribuição de medicamentos básicos. Depois de realizada a consulta básica, os pacientes, caso seja necessário, são encaminhados para atendimento especializado no Centro de Especialidades Médicas ou, se for o caso, para o Centro de Atenção Psicosocial e outros serviços afins, como: fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, assistência social, entre outros.

Nas UBSs também são realizados procedimentos odontológicos tanto na área preventiva quanto curativa.

Em todas as Unidades são realizadas atividades de enfermagem como retirada de pontos, curativos, verificação de pressão arterial, temperatura, peso, aplicações de medicação intramuscular, coleta de material para exames laboratoriais, distribuição de medicação mediante a apresentação de receita médica da rede básica de saúde ou da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, com orientação sobre dose, horários e via de administração, nebulizações, consultas de enfermagem, aplicação de vacinas do esquema básico para crianças e adultos, visitas domiciliares onde atuam as equipes de Estratégias de Saúde da Família.

Quais as funções das Unidades Básicas de Saúde?


# Consultas médicas ambulatoriais
# Procedimentos odontológicos
# Coleta para exames de laboratório
# Curativos e aplicações de injeções
# Imunizações - aplicações de vacinas
# Verificação de pressão arterial
# Coletas de preventivos
# Exames em gestantes
# Encaminhamento para consultas médicas no centro de especialidades e no ambulatório de saúde mental
# Encaminhamento para exames de média e alta complexidade
# Distribuição de medicamentos

Quantas são?


São 12 as Unidades Básicas de Saúde no município de Erechim:  UBS Centro; UBS Progresso; UBS São Vicente de Paulo; UBS Paiol Grande; UBS Presidente Vargas; UBS Aldo Arioli;  UBS São Cristóvão; UBS Estevam Carraro; UBS Atlântico; UBS Bela Vista; UBS Capoerê e UBS Jaguaretê.

Horário de Funcionamento:


Manhã: 7h30min às 11h30min
Tarde: 13h às 17h
UBS Progresso: 7h30 às 19h30

Unidade Municipal de ReferÊncia - UBS Centro: 7h30 às 19h30.

# Fora destes horários e nos fins de semana, a população deve procurar a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (Rua Itália, 919).