Prefeitura Municipal de Erechim - Demografia

Demografia

Segundo estimativa projetada para 2009, Erechim apresenta a população de 97.916 habitantes, o que corresponde a 0,86% da população rio-grandense e 42.7% da Região Norte do estado. No entanto, o CENSO 2007, revelava a população de 92.945 habitantes. A cidade é a vigésima primeira mais populosa do Rio Grande do Sul, e vem subindo de posições cada década. A área territorial é de 431 km² e a densidade demográfica equivale a 216 habitantes. A população urbana soma 94,8% e a rural 5,2%. Este índice de povoamento urbano é quase 10% maior do que em todo o estado.

Já a divisão por sexo assemelha-se ao padrão rio-grandense e a estrutura etária tem pouca participação de jovens e idosos, e consequentemente, maior por parte de adultos, que somam 65,9% da população. Entre 1985 e 2006 registrou-se um crescimento de 37%, cerca de 1,5% anual, índice considerado alto comparado ao de outros municípios do Rio Grande do Sul.

Principais bairros
Não muito distante do centro da cidade, os principais bairros são os que aglomeram a maior parcela da população erechinense. São exemplos: Bela Vista, Cerâmica, Copas Verdes, José Bonifácio, Koller, Morro da Cegonha, São Cristóvão, Três Vendas, Triângulo, São Caetano (Cantele); entre tantos outros que compõem o mapa estratégico da prefeitura municipal. Estes são bairros com localização nobre na cidade, que ainda são a maioria no município. Praticamente todos os bairros acima, em termos gerais, são de classe média e alta.

Com uma distância maior do centro de Erechim, os bairros que se destacam são: Aeroporto, Atlântico, Dal Molin, São Vicente de Paulo, Linho, Loteamentos e bairro Paiol Grande, Zimmer, Presidente Vargas, Progresso; entre outros. Estes apresentam menores índices médios econômicos por família. Alguns dos bairros acima são considerados bairros de classe média baixa. A cidade de Erechim não possui favelas.