Você está em: Home / Governo / Estrutura de Governo / Secretarias Municipais / Sec. Cultura e Esporte / Centro de Belas Artes Oswaldo Engel

Centro de Belas Artes Oswaldo Engel

Centro de Belas Artes Osvaldo Engel: cultural, técnico e profissional

HISTÓRICO

Criado em 1960, através de Lei Municipal nº 537 de 14/04/1960, com o nome de Escola Municipal de Belas Artes, em 1972 passou a chamar-se Escola Municipal de Belas Artes Osvaldo Engel em homenagem ao músico erechinense Osvaldo Engel. No decorrer dos anos de existência e luta, conquistou espaço junto à comunidade participando de eventos públicos, despertando e desenvolvendo valores artísticos, sempre buscando mostrar o que é de sensível no ser humano, a arte. Em 2021, a unidade passou a ser Centro de Belas Artes Osvaldo Engel: cultural, técnico e profissional, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte. A alteração da pasta responsável, se deu porque o Belas Artes tem especificidades que não se encaixam no ensino formal como as demais Escolas Municipais . Com a mudança, o espaço passa a ter condições para a criação de projetos específicos e fomento financeiro.

Com a filosofia “Fazer da Arte um meio de expressão e liberdade, contribuindo para o desenvolvimento integral do estudante e de sua sensibilidade artística", o objetivo do Centro de Belas Artes é estimular estudantes , familiares, funcionários, professores e comunidade à vivência da arte como forma de manifestação cultural, auto realização e o exercício consciente da cidadania e da importância da arte no processo educativo. Atualmente, são atendidos aproximadamente 650 estudantes a partir de 5 anos, sem limite de idade e de todas classes sociais.

O Centro de Belas Artes oferece à população de Erechim e região quatro grandes áreas de formação cultural: artes visuais, dança, música e teatro. Confira a relação dos cursos:

ARTES VISUAIS

Coordenação da área de Dança: Alessandra Nara Berticelli

Coordenação da área de Música: Angela Salete de Azeredo Bortolassi

Coordenação da área de Artes Visuais: Sandra Karina Valandro

Coordenação da área de Teatro: Wahidy A.R.Makki Detoni.

Endereço: Rua Nelson Ehlers, 158 – Centro

E-mail: belasartes@erechim.rs.gov.br

Telefone: (54) 3520-7061 - Ramal: 8240 e 8241

Horário de Atendimento: 7h30 às 11h45 e 12h30 às 21h30.