Você está em: Home / Governo / Estrutura de Governo / Secretarias Municipais / Sec. Cultura, Esporte e Turismo / Centro de Belas Artes Oswaldo Engel

Centro de Belas Artes Oswaldo Engel

Centro de Belas Artes Oswaldo Engel: cultural, técnico e profissional

Histórico:

Criada em 1960, através de Lei Municipal nº 537 de 14/04/1960, com o nome de Escola Municipal de Belas Artes, em 1972 passou a chamar-se Escola Municipal de Belas Artes Osvaldo Engel em homenagem ao músico erechinense Osvaldo Engel. No decorrer dos anos de existência e luta, conquistou espaço junto à comunidade participando de eventos públicos, despertando e desenvolvendo valores artísticos, sempre buscando mostrar o que é de sensível no ser humano, a Arte.

Atende aproximadamente 500 estudantes a partir de 5 anos, sem limite de idade e de todas classes sociais.

Tem como Filosofia “Fazer da Arte um meio de expressão e liberdade, contribuindo para o desenvolvimento integral do estudante e de sua sensibilidade artística.” O objetivo é estimular estudantes , familiares, funcionários, professores e comunidade à vivência da arte como forma de manifestação cultural, auto-realização e o exercício consciente da cidadania e da importância da arte no processo educativo.

Em 2021, a Escola Municipal de Belas Artes Osvaldo Engel, passou a ser o Centro de Belas Artes Osvaldo Engel: cultural, técnico e profissional, sob responsabilidade da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. A alteração da pasta responsável, se deu porque o Belas Artes tem especificidades que não se encaixam no ensino formal como as demais escolas que são geridas pela Secretaria de Educação. Com a mudança, o espaço passa a ter condições para a criação de projetos específicos e fomento financeiro.

O Belas Artes oferece à população de Erechim e região 4 grandes áreas de formação cultural, técnica e profissional: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro .

As Artes Visuaiscom os cursos (História das Artes Visuais, Oficina de Artes Plásticas, Desenho Artístico e Expressão Visual, Pintura, Ateliê Livre, Escultura e Modelagem) e tem como objetivo desenvolver, aprimorar e reconhecer habilidades expressivas inerentes aos seres humanos através de técnicas e materiais utilizados nas artes visuais. Alunos com deficiências participam das atividades regularmente.

A Dança com os cursos ( Ballet Clássico, Jazz e Sapateado) que pretende desenvolver a capacidade artística através do conhecimento técnico da dança, despertando a consciência corporal e expressiva dos discentes como forma de socialização e inclusão, aprimorando suas qualidades psicomotoras, além de cultivar o interesse pela cultura em geral.

Música com os cursos (Teclado, Piano, Violão, Violino, Acordeão, Canto, Canto Coral, Teoria e Percepção Musical, Harmonia e Contraponto, História da Música e Musicalização) e pretende desenvolver a cultura musical no estudante, envolvendo a percepção, ritmo, harmonia e a sensibilidade.

Teatro com o objetivo de desenvolver através de oficinas, jogos e atividades cênicas uma forma do estudante exteriorizar suas manifestações sobre o mundo.

Equipe Diretiva:

Diretora: Darlene de Almeida Quadros

Vices-diretores: Rodrigo Garcez, Ângela Salete de Azeredo Bortolassi, Alessandra Nara Zis Berticelli

Coordenadores: João Marcelo Schmitz, Carine Kochanski Dall’Agnoll e Carmem Olinda Zanardo Vincenzi

Endereço: Rua Nelson Ehlers, nº 158 – Centro Erechim/RS

E-mail: em.belasartes@erechim.rs.gov.br

Telefone: (54) 3520-7061 | Ramal: 8240

Horário de Atendimento: 7h30 às 11h45 e 12h30 às 21h30.