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Serviços de Saúde

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Atenção Básica 
1.    12 Unidades Básicas de Saúde/UBS (Com 18 Equipes de Saúde da Família - ESF)
    Unidade Básica de Saúde Aldo Arioli (02 ESF)
    Unidade Básica de Saúde Atlântico (02 ESF)
    Unidade Básica de Saúde Bela Vista (01 ESF)
    Unidade Básica de Saúde Capo Erê ( ESF Rural)
    Unidade Básica de Saúde Estevan Carraro (01 ESF)
    Unidade Básica de Saúde Jaguaretê (ESF Rural)
    Unidade Básica de Saúde Paiol Grande (02 ESF)
    Unidade Básica de Saúde Presidente Vargas (02 ESF)
    Unidade Básica de Saúde Progresso (03 ESF)
    Unidade Básica de Saúde São Cristóvão (02 ESF)
    Unidade Básica de Saúde São Vicente de Paulo (02 ESF)
    Unidade Básica de Saúde Centro
    Unidade de Saúde Prisional
a.    Serviços Prestados – Consultas Médicas em Clínica Geral, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia, atendimentos odontológicos e de Enfermagem. Realização de procedimentos como curativos, vacinas, aplicação de injeções, coleta de exames de laboratório e citopatológico de Cancer/Preventivo, cadastro de gestantes, realização de testes rápidos (HIV/Hepatite / Sífilis e gravidez), solicitação de mamografias, entrega de medicamentos,
b.    Formas de Acesso – Os usuários devem dirigir-se sempre a UBS de referência. O atendimento é realizado de forma presencial por demanda ou domiciliar agendado para UBS’s com ESF e agendamento preferencial para idosos e gestantes.
c.    Documentos Necessários – Cartão da UBS, Documento de Identidade, CPF, Cartão SUS atualizado (atualização feita mediante apresentação dos documentos acima e comprovante de endereço)

2.    07 Unidades Odontológicas Escolares
    EMEI Othelo Rosa
    EMEI CAIC
    EMEI Dom Pedro
    EEI Tia Gelsomina
    EEEF Irany Jaime Farina
    EEEF José Bonifácio
    EEEF Imlau
a.    Serviços Prestados – Atendimentos odontológicos preventivos / curativos (aplicação tópica de fluor, profilaxia, restaurações e exodontias dentes de leite quando necessário)
b.    Formas de Acesso – Encaminhamento pela própria escola
c.    Documentos Necessários – Cadastro escolar

Média Complexidade
1.    Centro de Referência em Especialidades
a.    Serviços Prestados – Consultas em Traumatologia / Ortopedia, Pneumologia,  Fonoaudiologia, Nutrição e atendimentos em Serviço Social
b.    Formas de Acesso – Encaminhamento dos profissionais das UBSs, através de formulário de “Referência e Contra-Referência”, mediante agendamento.
c.    Documentos Necessários - Documento de Identidade, CPF, Cartão SUS atualizado

2.    Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST)
a.    Serviços Prestados – Acompanhamento em serviços relacionados a Saúde do trabalhador a nível regional/11ª CRS (Médico, Fonoaudiológico, Enfermagem e Engenharia de Segurança do Trabalho, Fisioterapia)
b.    Formas de Acesso – Encaminhamento pelos diversos serviços de saúde da região, através de formulário de SIST e RINA com a obrigatoriedade de apresentar “Referência e Contrareferência” do estabelecimentos de Saúde que está encaminhando a demanda e atendimentos mediante agendamento (presencial e telefônico)
c.    Documentos Necessários - Documento de Identidade, CPF, Cartão SUS atualizado, carteira de trabalho.

3.    Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)
a.    Serviços Prestados – Atendimentos Especializados em Odontologia
b.    Formas de Acesso – Encaminhamento dos profissionais das UBSs, através de formulário de “Referência e Contra-Referência”, mediante agendamento (presencial e telefônico)
c.    Documentos Necessários - Documento de Identidade, CPF, Cartão SUS atualizado


4.    Centro de Referência da Mulher
a.    Serviços Prestados – Atendimentos Especializados em Saúde da Mulher (Pré Natal de Alto Risco, Alterações de Mama e Colo Uterino, Cirurgias Uroginecológicas, Laqueaduras e Vasectomias)
b.    Formas de Acesso – Encaminhamento dos profissionais das UBSs, através de formulário de “Referência e Contra-Referência”, mediante agendamento.
c.    Documentos Necessários - Documento de Identidade, CPF, Cartão SUS atualizado. Gestantes devem apresentar a Carteira de Gestante.

5.    Ambulatório de Feridas Crônicas
a.    Serviços Prestados – Atendimentos Especializados Feridas Crônicas
b.    Formas de Acesso – Encaminhamento dos profissionais das UBSs e FHSTE através de formulário de “Referência e Contra-Referência”, mediante agendamento.
c.    Documentos Necessários - Documento de Identidade, CPF, Cartão SUS atualizado.

6.    Setor Materno Infantil
a.    Serviços Prestados – Acompanhamento e Monitoramento em Saúde da Mulher, Saúde Peprodutiva e da Criança (demandas especiais), Campanhas de prevenção direcionadas a área,
b.    Formas de Acesso – Encaminhamento dos profissionais das UBSs e demais entidades públicas e privadas (Hospitais, CRAS, etc..)
c.    Documentos Necessários - Documento de Identidade, Cartão SUS atualizado, Carteira de Gestante/Cartão da Criança


Vigilância em Saúde
1.    Núcleo de Epidemiologia e Imunizações
a.    Serviços Prestados – Atendimentos especializados relacionados às Doenças de Notificação Compulsória (DNC - Botulismo, Antraz, Cólera, Febre Amarela, Hantaviroses, Influenza humana, Peste, Poliomielite, Raiva Humana, Sarampo entre outras) e aos serviços de imunização.
b.    Formas de Acesso – - Demanda espontânea para notificação e investigação de DNC, bem como encaminhamentos de pedidos de vacinas especiais. Encaminhamentos da Atenção Básica, Hospitais e outros serviços de saúde, através de formulário de “referência e contra-referência” ou pedido médico, mediante agendamento ou por livre demanda.
c.    Documentos Necessários - Documento de Identidade, CPF, Cartão SUS atualizado, Carteira de Vacina


2.    Serviço de Assistência Especializada DST/AIDS (SAE)
a.    Serviços prestados: atendimento especializado em HIV/AIDS e IST.
b.    Formas de acesso: Demanda espontânea para realização de teste rápido, aconselhamento e orientações. Encaminhamento dos profissionais da Atenção Básica, Hospitais, Banco de Sangue e outros, através de formulário de “referência e contra-referência”, mediante agendamento.
c.    Documentos necessários: documento de identidade, CPF, cartão SUS atualizado e comprovante de endereço.

3.    Vigilância Sanitária
a.    Serviços prestados:       Emissão de Alvará Sanitário, Atendimento à Denúncias e atendimento ao Público (entrega de alvarás, solicitação de pré-vistorias e informações relacionadas a estabelecimentos licenciados pela Vigilância Sanitária)
b.    Formas de acesso: Para emissão de alvará o processo é aberto pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; as denúncias podem ser feitas por e-mail ou telefone na ouvidoria do Município ou protocolo presencial na Prefeitura Municipal e os demais serviços de forma presencial Setor Administrativo da Vigilância em Saúde
c.    Documentos necessários: Formulários para preenchimento de Denúncias são disponibilizados junto a Ouvidoria do Municipio ou no Protocolo da prefeitura Municipal.

4.    Vigilância Ambiental
a.    Serviços prestados:       Atender denúncias relacionadas à Criação de animais em área urbana, Maus tratos de animais, Presença de água acumulada, Presença de objetos acumulados com ou sem acumulo de água. Controle de Pragas Urbanas, através de desinsetização e/ou desratização em vias públicas e prédios públicos e Castração de cães e gatos.
b.    Formas de acesso: Protocolo de denuncia/solicitação via Prefeitura e telefone ou e-mail da Ouvidoria Municipal, e para castrações por agenda presencial no primeiro dia útil de cada mês.
c.    Documentos necessários: RG e comprovante de endereço do proprietário.

Serviços de Saúde Mental
5.    Ambulatório de Saúde Mental
a.    Serviços Prestados – Atendimentos Especializados em Saúde Mental
b.    Formas de Acesso – Encaminhamento dos profissionais das UBSs, através de comparecimento na Rodaterapia(Quintas feiras as 08:30hs na SMS p/ atendimento coletivo), para posterior agendamento individual de atendimento psicológico, clínico e psquiátrico.
c.    Documentos Necessários – Formulário de Referência e Contra-referência, Documento de Identidade, CPF, Cartão SUS atualizado.

6.    Centro de Atenção Psicossocial II – CAPS II / Centro de Atenção Psicossocial AD – CAPS AD
a.    Serviços Prestados – Atendimentos Especializados em Saúde Mental para Transtornos Mentais Graves (II) e dependência química (AD).
b.    Formas de Acesso – Encaminhamento dos profissionais das UBSs, demanda expontanea e encaminhamentos judiciais.
c.    Documentos Necessários – Formulário de Referência e Contra-referência, Documento de Identidade, CPF, Cartão SUS atualizado e comprovante de residência.

Serviços de Urgência/Emergência
a.    Serviços Prestados – Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Ambulância Cidadã e SAMU). Com a ambulância Cidadã são feitas as transferencias interhospitares ( no município e fora dele), transporte de pacientes internados p/ exames de alta complexidade, e de pacientes acamados p/ os diversos serviços (hemodiálise, quimioterapia, radioterapia, etc), altas hospitalares e eventos onde necessário a presença de equipe de apoio técnico.
b.    Formas de Acesso – Para SAMU Exclusivamente pelos telefone 192, e para ambulancia cidadã pelo telefone 160, fax, ofícos e documentos legais.
c.    Documentos Necessários – P/ SAMU após o atendimento, qualquer documento de identificação p/ registro, e demais situações Documento de Identidade, CPF, Cartão SUS atualizado e comprovante de residência.

Serviços de Apoio
1.    Setor de Transportes
a.    Serviços Prestados – Transportes de pacientes do município de Erechim que necessitam de atendimentos especiais (Fisioterapias graves, quimioterapia, radioterapia, APAE, Hemodiálise, ortopédicos graves, etc..), transporte da Equipe de Saúde da Família (ESF), coletas de exames, entregas de materiais as UBS’s, todas as demandas dos serviços da secretaria de Saúde.
b.    Formas de Acesso – Encaminhamento das UBSs, demanda espontânea e demandas judiciais.
c.    Documentos Necessários – Laudos médicos que confirmem a necessidade de transporte.

2.    Setor de Tratamento Fora de Domicílio
a.    Serviços Prestados – Transportes de pacientes para fora do domicílio de Erechim para serviços não ofertados pelo SUS em Erechim, e que podem ser referenciados à outros municípios segundo critérios da 11ª CRS/SES, agendadas na Central de Regulação de Porto Alegre – SISTEMA AGHOS (Regulação de Consultas ambulatoriais especializadas) – GERCON
b.    Formas de Acesso – Encaminhamento das UBSs ou profissional especialista, em formulário adequado, entregues ao setor de TFD p/ encaminhamentos/agendamentos.
c.    Documentos Necessários – Laudo de TFD preenchido corretamente,cópia de todos os exames realizados,  Documento de Identidade, CPF, Cartão SUS atualizado e comprovante de residência atualizado.

3.    Setor de Serviços Terceirizados
a.    Serviços Prestados –  Consultas Especializadas em Cardiologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Oncologia, Ortopedia, Neurologia adulto, Cirurgia pediátrica, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Urologia, Nefrologia, Reumatologia e Gastroenterologia / Exames Especializados Média/Alta Complexidade -  Cintilografia, Linfo Cintilografia, Tomografia, Ressonância Magnética, Densitometria Óssea, Imuno histoquímica, PCR (Proteína C Reativa) / Exames de Ecografias Prostática, Renal, Obstétrica, Pélvica, Abdominal Total, parede Abdominal, Hipocôndrio, Vias Urinarias, Transvaginal, Tireóide, Mamaria, Cervical e Inguinal, exames de Endoscopia, Retossigmoidoscopia, Colonoscopia, Eletroencefalograma (EEG), Biopsia de Tireóide, Mama e Próstata
b.    Formas de Acesso –  Encaminhamento pelos profissionais médicos das UBS’s e/ou  Médicos Especialistas credenciados ao SUS. Horário de Atendimento: 07:30 as 11:30 horas (Horário que o médico autorizador está na Secretaria)
c.    Documentos Necessários – Além dos  Documentos de Identidade, CPF, Cartão SUS atualizado e comprovante de residência atualizado os Laudos adequadamente preenchido  de acordo com o encaminhamento necessário ( SISREG / SADT / Laudo para solicitação de tratamento ambulatorial) e cópia de todos os exames realizados. OBS -

4.    Setor de Assistência Farmacêutica
a.    Serviços Prestados – Dispensação e orientação de Medicamentos:  Controlados (Portaria 344/98); dispensação de  medicamentos do Componente Especial os quais a responsabilidade pelo repasse é do Estado do Rio Grande dos Sul  e Ministério da Saúde ; demandas judiciais e processos administrativos, dispensação de insumos p/ diabéticos e fórmulas nutricionais.
b.    Formas de Acesso – Encaminhamento das UBS’s e profissionais médicos especialistas credenciados ao SUS.
c.    Documentos Necessários – Receita adequada ao tipo de medicação prescrita,  Laudos médicos  e exames específicos p/ cada medicamento / insumos /fórmulas nutricionais, preenchidos  em todos os campos corretamente, assinados pelo médico prescritor, nutricionista (para solicitação de fórmulas nutricionais), documento de Identidade, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

5.    Casa de Apoio – Porto Alegre
a.    Serviços Prestados – Acolhimento/ albergagem e hospedagem de pacientes oriundos do município de Erechim, que necessitam de tratamentos médicos em Porto Alegre.
b.    Formas de Acesso – Através do setor de TFD e Transporte da SMS. 
c.    Documentos Necessários – Laudos médicos preenchidos corretamente, Documento de Identidade, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência atualizados.