Prefeitura Municipal de Erechim - Ministério da Educação anuncia que a URI será a responsável pelo curso de Medicina em Erechim
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9985/ministrio-da-educao-anuncia-que-a-uri-ser-a-responsvel-pelo-curso-de-medicina-em-erechim

13/07/2015

Ministério da Educação anuncia que a URI será a responsável pelo curso de Medicina em Erechim

Ministério da Educação anuncia que a URI será a responsável pelo curso de Medicina em Erechim

 

Depois de confirmar o município de Erechim como uma das novas sedes de Cursos de Medicina no Brasil, ainda em 2014, o Ministério da Educação anunciou nesta sexta-feira (10) que a Universidade Regional Integrada (URI) será a responsável pela implantação do curso. O projeto pedagógico para Medicina, previsto para 12 semestres, começou a ser construído pela URI em 2011 e está centralizado em três eixos de formação: técnico-científico, humanista e atenção integral à saúde comunitária.

 

 

 

Para a viabilização do curso em Erechim, fez-se necessária a utilização da infraestrutura das redes de saúde municipais de Erechim, Nonoai e Getúlio Vargas. Segundo o prefeito de Erechim, Paulo Polis, a saúde de Erechim e região terá, com o curso de Medicina no município, um ganho que poderá ser sentido no curto, médio e longo prazo. Para ele, é importante frisar que o curso terá, conforme determinação do Governo Federal, um viés público com foco nas pessoas.

 

 

 

“Isso permitirá avanços em nossa rede de atenção básica e no próprio Hospital Santa Terezinha, com mais médicos disponíveis para atender a demanda, que é crescente. Tal dimensão tem relação absoluta com a URI por seu caráter comunitário”, destaca.

 

 

 

Ao mesmo tempo, Polis lembra que a Medicina permitirá que muitos filhos de erechinenses e moradores do Alto Uruguai permaneçam perto de suas famílias durante a graduação e até mesmo depois de formados. “Parabéns ao governo federal por levar mais saúde ao interior do país. Parabéns, também, a Erechim, ao Alto Uruguai e à URI pela conquista. Estamos construindo, juntos, uma nova página na saúde e no desenvolvimento do Norte do Rio Grande do Sul. Que lado a lado possamos avançar ainda mais”, finaliza o prefeito.

 

 

 

 

 

Prazo de recurso

 

 

 

A partir do anúncio feito hoje, o MEC determina, conforme edital, um prazo para possíveis recursos de 13 a 22 de julho deste ano, sendo que o informe da aprovação, em caráter definitivo, deve ocorrer em 28 de agosto para implantação do Curso de Medicina na URI Erechim.